INTERCULTURALIDADE E ENSINO SUPERIOR – O CASO DOS ALUNOS ESTRANGEIROS DO PROGRAMA UNIMISSÕES
Palavras-chave:
Educação superior; , Interculturalidade; , mediação de saberes.Resumo
Em um contexto educacional multicultural, há a necessidade de se priorizar a individualidade étnica de cada participante do processo de ensino aprendizagem. Porquanto, nenhum ensinamento terá êxito sem que o educador alcance o âmago da visão de mundo que o aprendiz já tem construída dentro de si. O presente trabalho apresenta as dificuldades e habilidades adquiridas no processo de um acompanhamento acadêmico de alunos estrangeiros de diversas realidades culturais e o esforço pela compreensão das dimensões étnicas em questão. Por meio da revisão de literatura e relatos de experiência, constrói-se uma cadeia de contribuições pertinentes quanto ao ouvir o que o aluno imigrante tem a dizer antes de tentar impor o que se considera aprendizagem. Com isso, compreender o que é a aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1978) considerando o conhecimento pré-existente como base para o novo conhecimento. Com isso, chega-se aos três pontos observados sobre o resultado do Projeto Integrar, um acompanhamento acadêmico multicultural. O primeiro ponto levantado, já citado anteriormente, é sobre como o monitor e o professor reage inicialmente ao encontrar um aluno de outro país, com língua e cultura distinta: “como vou ensinar?”. A segunda observação faz referência ao aluno imigrante que sai de seu país, com o objetivo de adquirir uma profissão e regressar, comparando costumes e regras sociais, pensando “como vou aprender?”. E em terceiro ponto um equilíbrio entre os dois pensamentos por meio da comunhão étnica que busca resposta para os dois questionamentos.