INTERCULTURALIDADE E ENSINO SUPERIOR – O CASO DOS ALUNOS ESTRANGEIROS DO PROGRAMA UNIMISSÕES

Autores

  • Marcos Flavio Portela Veras Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.
  • Sara Langsdroff Universidade Evangélica de Goiás

Palavras-chave:

Educação superior; , Interculturalidade; , mediação de saberes.

Resumo

Em um contexto educacional multicultural, há a necessidade de se priorizar a individualidade étnica de cada participante do processo de ensino aprendizagem. Porquanto, nenhum ensinamento terá êxito sem que o educador alcance o âmago da visão de mundo que o aprendiz já tem construída dentro de si. O presente trabalho apresenta as dificuldades e habilidades adquiridas no processo de um acompanhamento acadêmico de alunos estrangeiros de diversas realidades culturais e o esforço pela compreensão das dimensões étnicas em questão. Por meio da revisão de literatura e relatos de experiência, constrói-se uma cadeia de contribuições pertinentes quanto ao ouvir o que o aluno imigrante tem a dizer antes de tentar impor o que se considera aprendizagem. Com isso, compreender o que é a aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1978) considerando o conhecimento pré-existente como base para o novo conhecimento. Com isso, chega-se aos três pontos observados sobre o resultado do Projeto Integrar, um acompanhamento acadêmico multicultural. O primeiro ponto levantado, já citado anteriormente, é sobre como o monitor e o professor reage inicialmente ao encontrar um aluno de outro país, com língua e cultura distinta: “como vou ensinar?”. A segunda observação faz referência ao aluno imigrante que sai de seu país, com o objetivo de adquirir uma profissão e regressar, comparando costumes e regras sociais, pensando “como vou aprender?”. E em terceiro ponto um equilíbrio entre os dois pensamentos por meio da comunhão étnica que busca resposta para os dois questionamentos.

Biografia do Autor

Marcos Flavio Portela Veras, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.

Doutorado em andamento em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Professor no Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.

Sara Langsdroff, Universidade Evangélica de Goiás

Graduanda em Pedagogia. Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA

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Publicado

2022-07-25

Edição

Seção

PVIC - UniEVANGÉLICA