A ESPERANÇA NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA POSITIVA E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE MENTAL: UM ESTUDO CORRELACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Esperança, Bem-estar, Intervenção Psicológica Positiva Online

Resumo

Objetivos: investigar o nível de esperança e bem-estar de jovens e adultos universitários, bem como a relação entre estas variáveis; e desenvolver uma Intervenção Psicológica Positiva Online (IPPO). Métodos: seguiu-se um estudo quantitativo de natureza descritiva e correlacional, na modalidade online, com uma amostra predominante feminina (70,8%), com uma idade entre 18 e 47 anos. Os procedimentos metodológicos foram realizados na plataforma Google forms. Resultados: média de esperança apresentou-se elevada (M=31,49) e de satisfação de vida também, caracterizando uma amostra moderadamente satisfeita. A relação entre as variáveis demonstrou-se positiva e moderada, tanto nos dados da linha de base, como na segunda coleta. Já em relação à predição de esperança em bem-estar, pode-se confirmar nos dois momentos da pesquisa (primeira e segunda coleta), apresentando um aumento dessa predição no segundo momento. Conclusões: a intervenção se demonstra efetiva e eficaz para tal situação, possibilitando também, uma facilidade de entrega das intromissões devido sua ocorrência em ambiente online, além de uma maior flexibilidade em vista às suas realizações, quando comparadas com intervenções presenciais.

Biografia do Autor

Pedro Augusto, Universidade Evangélica de Goiás

Graduando do 9º período do curso de Psicologia. Integrante do Grupo de Estudos de Violência e Vulnerabilidade Social - GEViVS (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9281345464429292) e Grupo de Pesquisa em Avaliação, Psicologia Positiva e Saúde (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7275193728394320), além de estar vinculado a Iniciação Científica (2020-2021) na instituição de ensino matriculado. Atuou por 2 anos como estagiário da Equipe Interprofissional do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO).

Margareth Regina Gomes Veríssimo

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004), mestrado (2007) e doutorado (2015) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pós doutora em psicologia pela USP de Ribeirão Preto (2017). Pesquisadora e professora colaboradora da Graduação e Pós Graduação Scricto Sensu em Psicologia na Puc Goiás. Psicóloga e supervisora clínica em TCC e Psicologia Positiva. Participa como membro do Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação (CIPI) e como membro do Comitê de Ética do Centro Universitário de Anápolis. Faz parte do GT06 - Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da ANPEPP.

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Publicado

2022-07-25

Edição

Seção

PVIC - UniEVANGÉLICA