O SENTIDO DA FORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação, Teoria Crítica

Resumo

O esforço de compreender os aspectos concernentes ao processo formativo constitui um exercício permanente, pois exige o esforço de situar concepções teóricas, processos históricos e desdobramentos éticos que se encontram em constante atualização. Neste estudo foi realizado uma análise teórica do sentido da formação de professores no contexto brasileiro atual a partir da perspectiva da Teoria Crítica. Utilizou-se a abordagem qualitativa para analisar a formação de professores na dimensão da formação docente e da formação profissional. Para isso, optamos pela pesquisa bibliográfica e pela análise documental de trechos prescritivos referentes à educação e à formação no Brasil. Concluímos que o atual sentido da formação de professores se encontra no modelo de articulação entre educação e trabalho social, cujo processo orienta a formação de sujeitos conformados ao ritmo da sociedade capitalista. Aponta-se a necessidade da renovação do sentido que orienta a formação por meio da reflexão engajada e crítica de seus determinantes.

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Publicado

2022-07-25

Edição

Seção

PBIC - UniEVANGÉLICA