ABOSORÇÃO DE MICRONUTRIENTES E PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA EM Justicia pectoralis Jacq (ACANTHACEAE) SUBMETIDA A DIFERENTES TIPOS DE ADUBAÇÃO

  • Rafaela Miguel Vieira
  • Cláudia Fabiana Alves Rezende
  • Angélica Siqueira Vieira
  • Josana de Castro Peixoto

Resumo

As plantas medicinais têm sido usadas durante séculos para o tratamento de diversas doenças. Os princípios ativos presentes nas plantas medicinais são produtos do metabolismo secundário, a quantidade e a qualidade dos metabólitos secundários estão relacionadas com componentes genéticos e ambientais (Andrade; Casali, 2011).

O cultivo das espécies medicinais minimiza o extrativismo e até mesmo a extinção de espécies, visando maior previsibilidade da qualidade fitoquímica das plantas, uma vez que diferentes práticas de manejo interferem diretamente nos processos de síntese dos metabólitos secundários (Silva et al., 2010). Diante do contexto e considerando a importância novos estudos sobre plantas com caráter medicinal, o presente estudo se propõe a verificar o efeito de diferentes tipos de adubação na presença de micronutrientes e metabólitos secundários nas folhas de Justicia pectoralis Jacq (ACANTHACEAE) ocorrente em Anápolis, Estado de Goiás. Também objetiva o fornecimento de dados qualitativos do experimento para que sejam fontes de outras pesquisas.

Publicado
2019-01-23
Edição
Seção
PBIC - UniEVANGÉLICA