PROJETO DE BANCADA DIDÁTICA PARA ESTUDOS DE BALANCEAMENTOS EM LABORATÓRIO E EM CAMPO

Autores

  • CARLOS DOS SANTOS ALVES Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Ariani Martins Caponi Lima
  • Rogério Rodrigues dos Santos Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Alessandro Rodrigues Faria Faculdade Evangélica de Goianésia

Palavras-chave:

Bancada didática, Desbalanceamento, Vibrações, Velocidade angular, Análise de frequências, Forças centrífugas

Resumo

No presente trabalho foi realizado um projeto e construção de uma bancada didática com recursos para desenvolver atividades práticas sobre o estudo e a simulação dos fenômenos vibratórios de desbalanceamento através da análise de frequências das vibrações. O sistema é constituído por uma bancada com um motor fixo em uma base, cujo eixo está acoplado a um rotor que pode ser desbalanceado, através de inserção de massas, permitindo simulação de falhas. Com a bancada foi possível analisar as vibrações provenientes do desbalanceamento de massas e as consequências aos equipamentos devido as forças centrífugas geradas. Para isso, foram realizados os ensaios e estudos em laboratório com auxílio de instrumentação avançada para coleta e análise de vibração, através do software @ptitude Analyst da SKF. Através dos dados obtidos de vibração, foi possível concluir que mudanças nos parâmetros de velocidade e massa impactaram nos valores de vibração.

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Publicado

2022-05-18