CURRÍCULO ESCOLAR: UM RESGATE

Autores

  • Francinaldo Soares de Paula
  • Maura Sousa da Silva de Paula
  • Gilda Aparecida Nascimento Nunes

Palavras-chave:

Currículo Escolar; Concepções de Currículo, Educação.

Resumo

O termo currículo é encontrado em registros do século XVII, sempre relacionado a um projeto de controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da atividade prática da escola. Desde os seus primórdios, currículo envolvia uma associação entre o conceito de ordem e método, caracterizando-se como um instrumento facilitador da administração escolar. No presente texto, serão apresentadas as duas grandes vertentes do campo do currículo neste século: a primeira, cuja preocupação central é a construção de modelos de desenvolvimento curricular; e a segunda, na qual a ênfase recai na compreensão do currículo escolar como espaço conflitivo de interesses e culturas diversos. Várias definições foram atribuídas a currículo por autores como Bobbitt (1971), Maclaren (1977),  Kelly (1981), Sacristán (1995), Stenhouse (1995), Forquin (1996), Anastasiou (1998), cada um deles com enfoque próprio.  Tyler (1979) acrescenta ainda a importância da avaliação no sentido de se verificar se os objetivos constantes no planejamento curricular foram alcançados. Coll (1996) estabelece uma forma de se desenvolver o currículo de forma planejada e sequenciada a fim de se obter maior eficiência na aprendizagem. Assim temos uma concepção de currículo com base nas características culturais e adequadas ao modelo social vigente.

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Publicado

2021-12-22