CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DE DOCENTES E DISCENTES NAS AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • LEIDIANE DE MORAIS E SILVA MARIANO ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA EVANGELICA
  • Danilo Faraz Nunes da Silva
  • Lucivânia Chaves Dias de Oliveira
  • Maura Sousa da Silva de Paula
  • Nalim Rodrigues Ribeiro Almeida da Cunha Duvallier

Palavras-chave:

Aulas remotas. Desafios. Metodologias. COVID-19.

Resumo

As transformações causadas pela COVID-19, provocaram várias mudanças, atingindo todas as áreas da sociedade. Na educação, as atividades presenciais de ensino foram suspensas, tornando necessária a substituição do ensino presencial para o ensino remoto, desafiando assim, toda a comunidade escolar a se adaptar as necessidades desse novo contexto. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada nos cursos de Direito e Administração, da Faculdade Evangélica de Rubiataba, descrevendo os principais desafios enfrentados por docentes e discente nesse momento de aulas remotas. Esse relato de abordagem qualitativa foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário semiestruturados, para os discentes, contendo 6 (seis) perguntas, participaram da pesquisa 104 alunos, provenientes dos dois cursos e de períodos variados. Para verificar a opinião dos docentes sobre os principais desafios, utilizou-se de grupo focal, participaram 5 (cinco) professores, dos dois cursos. Os resultados apontam que os discentes apresentam dificuldades, principalmente ao acesso à internet e distanciamento dos colegas e professores. Quanto aos docentes, os principais desafios foram, desenvolver em um curto período, metodologias adequadas e que promovessem maior engajamento e aprendizado aos alunos, uma vez que, talvez pelo momento, o desinteresse por parte dos alunos aumentou. Portanto, mesmo com desafios, foi um período de muito aprendizado, para os professores e para os alunos. Certamente os esforços para melhoria contínua devem avançar, para que as consequências dessa modalidade de ensino, adotada de maneira emergencial, gerem menos consequências negativas no processo de aprendizagem.

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Publicado

2021-12-22