AS REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTOS DE METODOLOGIA ATIVA E EXTENSÃO

Autores

  • LEIDIANE DE MORAIS E SILVA MARIANO ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA EVANGELICA
  • Edilson Rodrigues
  • Fabiana Savini Bernardes Pires de Almeida Resende
  • Lucivânia Chaves Dias de Oliveira
  • Rogério Gonçalves Lima

Palavras-chave:

Instrumento. Metodologia. Redes Sociais.

Resumo

Os novos desafios no processo de ensino-aprendizagem impulsionam o uso de novas metodologias em que o acadêmico se torna protagonista na busca do conhecimento. O relato de experiência refere-se ao projeto intitulado “Direito para todos”, idealizado pelo professor Mestre Rogério Gonçalves Lima, do curso de Direito da Faculdade Evangélica de Rubiataba, iniciado no mês de abril de 2018, envolvendo o uso das mídias e das redes sociais como ferramentas de metodologia ativa. Houve execução das atividades de livre autoria dos acadêmicos, que produziram vídeos informativos sobre temas jurídicos relevantes e publicaram para a sociedade, utilizando e compartilhando em suas redes sociais (Instagram, Facebook, etc.). O objetivo do projeto era despertar nos alunos o interesse por pesquisa, ensino e extensão. Inicialmente, os alunos pesquisaram sobre o tema, elaboraram um roteiro e produziram vídeos informativos e didáticos, que foram posteriormente publicados nas redes sociais, após aprovação e monitoramento do professor. Ao final, os resultados foram discutidos em sala de aula, e considerados satisfatórios, visto o envolvimento dos alunos e da sociedade. Observadas as interações com o conteúdo publicado, a partir dos comentários, curtidas, salvamentos e repostadas, concluiu-se que a comunidade recebeu o projeto de forma muito positiva, demonstrando interesse nos temas dos vídeos postados e elogiando o projeto. Nesse sentido, a proposta alcançou o objetivo, a metodologia oportunizou ao acadêmico a busca e a revisão do conteúdo de maneira eficiente, e a abordagem utilizando as redes sociais proporcionou que a academia levasse conhecimento jurídico à sociedade, trabalhando, assim, o ensino, a pesquisa e a extensão.

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Publicado

2021-12-22