UM ATENDIMENTO À PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Reanimação Cardiopulmonar, Parada Cardíaca, Treinamento AcadêmicoResumo
Internacionalmente, urge o alto índice de mortes por parada cardiopulmonar e, simultaneamente, a incapacidade da população leiga de lidar com esses casos. Nesse cenário, o Aprenda a Salvar uma Vida executou uma ação em um colégio de ensino médio que visava capacitar os acadêmicos para manejo e realização de reanimação cardiopulmonar (RCP) somente com as mãos e manobras de desengasgo. Nesse contexto, foram selecionados monitores de suporte básico de vida do curso de medicina para ensinar os estudantes através do uso de manequins de simulação certificados pela American Heart Association e divisão dos participantes em estações. Percebeu-se na experiência um alto interesse e capacidade de realização das manobras ensinadas por parte dos alunos, que avaliaram a organização da oficina e conhecimento absorvido em um questionário – que posteriormente se mostrou enviesado, mas, apesar disso, de estimação extremamente positiva. Sendo assim, este relato de experiência visa descrever a metodologia de ensino, curso da oficina, erros e acertos da prática, para que futuros ensinos possam aprimorar o ensino populacional.