EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ESCOLARES

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Maria Fernandes Gomide Dutra e Silva UniEvangélica
  • Anderson Dutra e Silva UniEvangélica
  • Giovana Galvão Tavares UniEvangélica
  • Josana de Castro Peixoto
  • Ricardo Elias do Vale Lima
  • Vivian da Silva Braz
  • Thaís dos Santos Lemes dos Santos Lemes
  • Fábio Neves de Souza

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Percepção Ambiental, Escolares, Extensão Universitária

Resumo

O objetivo do artigo é relatar a experiência de Educação Ambiental entre escolares realizada por membros do Núcleo de Educação Ambiental - NEA do Centro Universitário de Anápolis. A ação educativa foi realizada na Escola Municipal Maria Elizabeth Camelo Lisboa, Anápolis, no segundo semestre de 2019, durante a quinta edição do Projeto Semana Cidadã. Foram realizadas atividades de observação de campo do espaço escolar e entorno, com atenção especial sobre os resíduos sólidos, além da aplicação de questionário diagnóstico sobre atitudes individuais relacionadas ao meio ambiente, à gestão de resíduos e à percepção do espaço urbano. Utilizou-se o termo “lixo” para garantir a compreensão dos participantes e os ajustes conceituais necessários foram realizados em sala de aula em momento posterior. Os dados foram tratados com auxílio do programa SPSS-20. Participaram da ação 103 escolares, entre 12 e 17 anos. Dentre estes, a maioria declarou preocupar-se com o meio ambiente e percebeu como “sujas” as vias urbanas próximas de suas moradias, mas não soube responder sobre a destinação dos resíduos acumulados em seus domicílios, afirmando não ter o hábito de separar os resíduos domésticos. Conclui-se que ações de educação ambiental entre crianças e adolescentes são essenciais para a promoção de atitudes ambientalmente responsáveis.

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Publicado

2020-12-18