OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO NO III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO PROJETO EDUKA + ANGOLA

Autores

  • Paula Larissa da Silva UniEVANGÉLICA - Centro Universitário de Anápolis
  • Maria Clemência Pinheiro de Lima Ferreira UniEVANGÉLICA - Centro Universitário de Anápolis

Palavras-chave:

Aprendizagem, Musicalização, Psicomotricidade.

Resumo

O presente relato de experiência tem o objetivo de analisar o planejamento, a execução o os resultados da oficina de “Musicalização como forma de contribuição nas dificuldades psicomotoras” ministrada no III Seminário Internacional de Educação realizado pelo Projeto Eduka + Angola, na cidade de Kuito, localizada na província do Bié, em Angola, em janeiro de 2020.  A metodologia esteve voltada para o ambiente escolar no sentido de inclusão da musicalização em sala de aula e contou com material teórico e algumas práticas pedagógicas possíveis de aplicação no sentido de utilizar a música como aliada ao desenvolvimento psicomotor dos alunos. A etapa de planejamento e preparação foi realizada por acadêmicos e professores da UniEVANGÉLICA para que a oficina fosse ministrada junto a professores de escolas na República de Angola.  Os organizadores da oficina tiveram o cuidado de utilizar materiais que pudessem ser úteis como instrumentos estimuladores: apresentação de slides, recursos visuais e auditivos, material teórico e materiais para confecção de instrumento reciclável. Os resultados obtidos durante a realização da oficina foram positivos e evidenciados pelo interesse dos professores ao tema e às práticas realizadas como a percussão corporal, a dança e a confecção de instrumentos percussivos utilizando-se apenas materiais recicláveis.

Downloads

Publicado

2020-12-18