PROJETO FLORESCER

UM NOVO PRISMA DURANTE TEMPOS DE PANDEMIA POR SARS-Cov-2

Autores

  • Jordana Daniella Silva Centro Universitário Unievangélica

Palavras-chave:

Assistência à saúde., Educação em saúde., Voluntários.

Resumo

O presente trabalho visa relatar as vivências dos alunos do curso de Medicina da UniEvangélica na realização do projeto FLORESCER.. Esse projeto envolve oficinas de educação em saúde e foi executado em 2019 em parceria com a escola Bethesda do bairro Primavera. Após esse piloto, o projeto foi levado para a escola Bethesda do Jardim Esperança em 2020 e teve de sofrer adaptações no formato devido a pandemia do COVID-19. O projeto envolve o pilar assistencial e transformacional (educativo). No jardim Primavera, durante as ações realizadas foram disponibilizados atendimentos médicos, odontológicos, jurídicos para a população local, que não conta com a presença de unidades de saúde na região. No entanto, esse formato empregado não poderia se manter em 2020 durante a pandemia por COVID-19. Logo a parte educativa foi reformulada, usando ferramentas de tecnologia e comunicação. Grupos de alunos do curso de medicina fizeram vídeos educativos, de curta duração, sobre diferentes temas da saúde, inclusive sobre as formas de transmissão e prevenção do SARS-Cov-2. Esses vídeos são repassados pela direção da escola. Há ainda outros ajustes para serem feitos como um tira dúvidas, eficaz para que o projeto tenha efetividade de empoderar as crianças, jovens e suas famílias. Além disso, criou-se a campanha Esperançar, para arrecadação de cestas básicas e doação para as famílias em estado de vulnerabilidade no Jardim Esperança. A reformulação desse projeto comunitário diante da pandemia, nos mostra que é possível continuar um projeto social mesmo de forma remota.

Downloads

Publicado

2020-12-18