ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO MULTICULTURAL
Palavras-chave:
Culturas, Educação, Aprendizagem SignificativaResumo
Este projeto tem por objetivo o acompanhamento acadêmico dos alunos beneficiados com bolsas de estudos do programa UniMISSÕES, abrigando alunos provenientes de outros países, indígenas, missionários, entre outros. A sua criação surgiu a partir de dificuldades apresentadas pelos alunos acima mencionados de acompanhar os conteúdos acadêmicos, tendo em vista suas matrizes culturais, língua materna, bem como lógicas distintas de ensino-aprendizagem. Diante disso, o projeto funciona identificando lacunas de aprendizagem e mobilizando professores e alunos monitores para prover apoio a estes acadêmicos seja para o domínio da língua portuguesa, assim como o acesso aos códigos da ciência a partir dos seus próprios sistemas culturais, para que haja uma aprendizagem significativa. Logo, o exercício metodológico vai desde a identificação das dificuldades de aprendizagem até uma percepção dos conhecimentos e experiências já vividas para conectá-los aos conhecimentos a serem adquiridos, com apoio acadêmico de caráter intercultural. Verificou-se uma significativa melhora no desempenho de alguns alunos a partir dessa iniciativa, aumentando a autoestima e motivação para prosseguir em seus estudos e alcançar seus objetivos. Essa mediação tem sido oportuna, à medida que proporciona um acompanhamento personalizado e contextualizado de suas necessidades.