ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO MULTICULTURAL

Autores

  • Marcos Flavio Portela Veras Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.
  • Ana Paula Rodrigues CORREA Centro Universitário de Anápolis
  • Edilene Barbosa Moreira Centro Universitário de Anápolis

Palavras-chave:

Culturas, Educação, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este projeto tem por objetivo o acompanhamento acadêmico dos alunos beneficiados com bolsas de estudos do programa UniMISSÕES, abrigando alunos provenientes de outros países, indígenas, missionários, entre outros. A sua criação surgiu a partir de dificuldades apresentadas pelos alunos acima mencionados de acompanhar os conteúdos acadêmicos, tendo em vista suas matrizes culturais, língua materna, bem como lógicas distintas de ensino-aprendizagem. Diante disso, o projeto funciona identificando lacunas de aprendizagem e mobilizando professores e alunos monitores para prover apoio a estes acadêmicos seja para o domínio da língua portuguesa, assim como o acesso aos códigos da ciência a partir dos seus próprios sistemas culturais, para que haja uma aprendizagem significativa. Logo, o exercício metodológico vai desde a identificação das dificuldades de aprendizagem até uma percepção dos conhecimentos e experiências já vividas para conectá-los aos conhecimentos a serem adquiridos, com apoio acadêmico de caráter intercultural.  Verificou-se uma significativa melhora no desempenho de alguns alunos a partir dessa iniciativa, aumentando a autoestima e motivação para prosseguir em seus estudos e alcançar seus objetivos. Essa mediação tem sido oportuna, à medida que proporciona um acompanhamento personalizado e contextualizado de suas necessidades.

Biografia do Autor

Marcos Flavio Portela Veras, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.

Doutorado em andamento em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Professor no Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-18