Antropologia, educação e interculturalidade no contexto amazônico

Autores

  • Jussiana Vieira Dourado

Palavras-chave:

Antropologia; ribeirinhos; alfabetização e letramento; interculturalidade.

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão acerca do impacto da cultura na eficácia do processo de alfabetização e letramento em uma escola ribeirinha da região Amazônica. Aborda os elementos culturais dos povos ribeirinhos, no intuito de identificar os desafios no processo de ensino-aprendizagem para os povos de tradição oral, analisando os pontos de tensão no processo educacional proposto para essa realidade. Discute sobre o processo de alfabetizar letrando na realidade ribeirinha do Amazonas; as dificuldades enfrentadas quando não há interação entre as vivências e suas relações sociais com os conhecimentos sistemáticos e desfragmentados. Além do mais, propõe a necessidade de uma educação diferenciada, pautada na educação intercultural. Por fim, ressalta a necessidade da defesa de direitos, o respeito à diversidade e as relações de alteridade entre os povos nessa era da globalização.

 

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Publicado

2023-03-02

Edição

Seção

Artigos