http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/engmec/issue/feed Anais do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA 2019-10-21T11:50:01+00:00 Rosemberg Fortes Nunes Rodrigues rosemberg.rodrigues@docente.unievangelica.edu.br Open Journal Systems <p><strong>ISSN:</strong> 2596-1179</p> <p>O curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, visa, com a exposição dos trabalhos desenvolvidos durante o semestre, propiciar aos acadêmicos maior vivência na área científica, assim como sua interação com o mercado e o setor da indústria. Nesse contexto, a Direção do curso juntamente com as Coordenações de Ensino, pesquisa e extensão, cria ações que articulam as diferentes vivências acadêmicas, permitindo aos alunos, uma formação integrada tanto no exercício da profissão quanto na pesquisa voltada à indústria.</p> http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/engmec/article/view/4685 ESTUDO EXPERIMENTAL DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO POR ADSORÇÃO COM SÍLICA-GEL E ÁGUA UTILIZANDO ENERGIA SOLAR 2019-10-21T11:49:58+00:00 Rosemberg Fortes Nunes rosemberg.rodrigues@docente.unievangelica.edu.br Yuri Vieira DUARTE yuriduarterj@hotmail.com Lucas Martins PEIXOTO lucas.m_p@outlook.com João Ricardo HERÊNIO jricard111@gmail.com Roberto Caparelli MARÇAL roberto.marcal@docente.unievangelica.edu.br <p>Devido as intensas transformações climáticas e danos ao meio ambiente que o mundo vem sofrendo, aliado ao crescente aumento no consumo de energia elétrica mundial, a proposta deste trabalho é apresentar um estudo para os sistemas de refrigeração, no qual, são grandes consumidores de energia e que em sua grande maioria utiliza energia não renovável (elétrica ou de origem fóssil) afetando diretamente na depleção da camada de ozônio provocados pelos fluidos refrigerantes presentes no sistema. Desta forma o trabalho descreve o desenvolvimento de um protótipo de chiller que utiliza energia solar como fonte térmica do processo de adsorção com sílica-gel e água com a intenção de produzir água gelada, apresentando-se assim como uma tecnologia alternativa aos sistemas convencionais, permitindo uma efetiva adequação às questões ambientais. O sistema desenvolvido é composto por dois subsistemas, sendo que o primeiro é composto por coletores solares planos com o intuito de converter a energia solar (radiância) em energia térmica, na qual é transferida ao fluido através da circulação pelo coletor e posteriormente armazenada em um boiler, podendo assim ser utilizado sempre que necessário para regeneração dos pares adosrtivos (sílica-gel). O segundo e mais importante sistema compõe especificamente um leito poroso dentro do chiller adsortivo, onde é realizado o processo da adsorção física, promovendo assim a refrigeração do fluido e posteriormente utilizado na climatização de ambientes. O presente trabalho teve como objetivo alcançar parâmetros e dados escaláveis para a concepção de um novo produto comercial (chiller) a ser utilizado na climatização de ambientes de uma maneira sustentável, cuja as verificações deste experimento possibilitaram resultados satisfatórios, além de verificar o desempenho do sistema através do coeficiente de performance (COP), obtendo resultado de 0,21.</p> 2019-10-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2019 Anais do Curso de Engenharia Mecânica da UniEVANGÉLICA http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/engmec/article/view/4266 Artigo_Avaliação em diferentes ambientes de lubrirefrigeração no processo de torneamento do aço ABNT 1020 2019-10-21T11:49:59+00:00 Lucas Martins Peixoto lucas.m_p@outlook.com Marcelo Augusto Jacob Da Silva Pina marcelojacob.pina@hotmail.com <p>Num processo de corte, a escolha do sistema de lubrirrefrigeração a ser utilizado apresenta grande importância para a diminuição do atrito e da temperatura de corte, pois pode facilitar o processo de remoção de material. Alternativas de lubrirrefrigeração nas operações de usinagem são buscadas constantemente para gerar formas mais corretas e menos agressivas ao meio ambiente, sem afetar a produtividade e o acabamento superficial da peça. O objetivo deste trabalho é analisar os parâmetros de saída do processo de torneamento do aço ABNT 1020 utilizando diferentes fluídos refrigerantes. Para tanto foi utilizado uma amostra que foi colocada em um torno CNC (Comando numérico computacional) com aplicação de sistemas alternativos de lubrificantes e o corte a seco durante execução dos ensaios visando a viabilidade econômica na área de tornearia. Para garantir o uso correto da utilização do fluído em diferentes ambientes, foi necessário tabular os dados encontrados, comparando o fluído abundante utilizado em relação ao corte a seco, mantendo os mesmos parâmetros de usinagem para todo processo. O processo foi realizado no Centro Tecnológico da Universidade UniEvangélica, em Anápolis. Foi possível observar através de gráficos que o corte com fluído abundante obteve uma diferença de valores significativos nas variáveis de saída analisadas no processo de torneamento. Conclui-se que a utilização de diversos ambientes de fluídos afetará significativamente a qualidade do processo, neste caso constatou-se que a utilização do fluído refrigerante há uma qualidade superior no acabamento da peça, fazendo com que se torne viável a um longo e contínuo processo, desconsiderando o consumo levemente superior ao corte a seco, ocasionado pela potência consumida devido aos mecanismos de lubrificação.</p> 2019-10-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2019 Anais do Curso de Engenharia Mecânica da UniEVANGÉLICA http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/engmec/article/view/4268 PERFORMANCE DA TURBINA SAVONIUS NO TÚNEL DE VENTO 2019-10-21T11:50:00+00:00 Mateus Lobo Souza mateus-lobo@hotmail.com <p>As turbinas eólicas de eixo vertical são mais simples que as de eixo vertical, porém a performance e eficiência podem variar consideravelmente de acordo com o modelo e as dimensões. A turbina Savonius é um dos modelos de turbina vertical mais simples. Para simular a performance de uma turbina Savonius dentro de um túnel de vento foram realizadas simulações através do software SOLIDWORKS® considerando 4 velocidades de vento: 6,833 m/s, 13,889 m/s, 20,972 m/s e 24,444 m/s. Foi possível determinar os valores de torque e potência mecânica para cada velocidade. O valor máximo de torque foi de 61,36 N∙m e o valor máximo de potência mecânica foi de 122,23 W. Apesar da eficiência máxima de um rotor Savonius ser aproximadamente 20% (Cp≅0,20), o rotor nas dimensões estudadas alcançou eficiência de 17%.</p> 2019-10-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2019 Anais do Curso de Engenharia Mecânica da UniEVANGÉLICA http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/engmec/article/view/4251 Elevador de Passageiros 2019-10-21T11:50:00+00:00 Thaís Neves thaisnvs1995@gmail.com <p>Neste artigo são apresentados os tipos de elevador, seus sistemas mecânicos e particularidades para o uso residencial. São abordados, os fundamentos necessários para dimensionamento dos elementos do projeto. Além disso foram estudadas uma das principais normas referentes ao tema para concepção de um projeto seguro e respaldado. Um elevador sempre é um diferencial em qualquer residência, seja na sua casa, ou em um investimento imobiliário. É um excelente investimento financeiro. O objetivo deste artigo é elaborar o projeto de um elevador de passageiros que tenha a capacidade de transportar oito pessoas até a fase do detalhamento.</p> 2019-10-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2019 Anais do Curso de Engenharia Mecânica da UniEVANGÉLICA http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/engmec/article/view/4244 Um truck de controle remoto Truck de controle remoto 2019-10-21T11:50:00+00:00 Isadora Vilas Boas Silva isadoravilasboas2017@gmail.com <p>Este artigo descreve&nbsp; a usinagem, montagem e os testes de um Truck de controle remoto com materiais reciclados desde seu início com a coleta dos materiais até os testes. Esse protótipo foi inspirado nos veículos da formula truck. A origem da categoria formula truck veio do contato entre o caminhoneiro santista <a href="https://pt.wikipedia.org/wiki/Aur%C3%A9lio_Batista_F%C3%A9lix">Aurélio Batista Félix</a> e o jornalista português <a href="https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Santos">Francisco Santos.</a> Em <a href="https://pt.wikipedia.org/wiki/6_de_setembro">6 </a><a href="https://pt.wikipedia.org/wiki/6_de_setembro">de setembro</a> de <a href="https://pt.wikipedia.org/wiki/1987">1987</a> houve a primeira corrida no circuito do <a href="https://pt.wikipedia.org/wiki/Aut%C3%B3dromo_Internacional_de_Cascavel">Autódromo Internacional de </a><a href="https://pt.wikipedia.org/wiki/Aut%C3%B3dromo_Internacional_de_Cascavel">Cascavel,</a> no <a href="https://pt.wikipedia.org/wiki/Paran%C3%A1">Paraná.</a> A prova de exibição juntou 35 pilotos e foi batizada de "I Copa Brasil de Caminhões", e serviria como teste para averiguar a segurança do inédito tipo de corrida. A construção desse protótipo foi um incentivo da instituição de ensino UniEVANGÉLICA, com intuito de instigar os estudantes de engenharia e com isso fazer com que os mesmos desbravem o mundo da imaginação para serem criativos e pegar uma experiencia de como é a participação de um engenheiro na sociedade. O resultado foi o esperado, o protótipo é guiado pelo controle remoto e faz todos os comandos mandados, passou nos testes feitos e no circuito dado. O truck de controle remoto possui personalização com cabine de acrílico, lataria pintada e pneus de borracha.</p> 2019-10-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2019 Anais do Curso de Engenharia Mecânica da UniEVANGÉLICA