Artigo_Avaliação em diferentes ambientes de lubrirefrigeração no processo de torneamento do aço ABNT 1020

  • Lucas Martins Peixoto UniEvangelica
  • Marcelo Augusto Jacob Da Silva Pina
Palavras-chave: Lubrirefrigeração, fluido de corte, ABNT aço 1020

Resumo

Num processo de corte, a escolha do sistema de lubrirrefrigeração a ser utilizado apresenta grande importância para a diminuição do atrito e da temperatura de corte, pois pode facilitar o processo de remoção de material. Alternativas de lubrirrefrigeração nas operações de usinagem são buscadas constantemente para gerar formas mais corretas e menos agressivas ao meio ambiente, sem afetar a produtividade e o acabamento superficial da peça. O objetivo deste trabalho é analisar os parâmetros de saída do processo de torneamento do aço ABNT 1020 utilizando diferentes fluídos refrigerantes. Para tanto foi utilizado uma amostra que foi colocada em um torno CNC (Comando numérico computacional) com aplicação de sistemas alternativos de lubrificantes e o corte a seco durante execução dos ensaios visando a viabilidade econômica na área de tornearia. Para garantir o uso correto da utilização do fluído em diferentes ambientes, foi necessário tabular os dados encontrados, comparando o fluído abundante utilizado em relação ao corte a seco, mantendo os mesmos parâmetros de usinagem para todo processo. O processo foi realizado no Centro Tecnológico da Universidade UniEvangélica, em Anápolis. Foi possível observar através de gráficos que o corte com fluído abundante obteve uma diferença de valores significativos nas variáveis de saída analisadas no processo de torneamento. Conclui-se que a utilização de diversos ambientes de fluídos afetará significativamente a qualidade do processo, neste caso constatou-se que a utilização do fluído refrigerante há uma qualidade superior no acabamento da peça, fazendo com que se torne viável a um longo e contínuo processo, desconsiderando o consumo levemente superior ao corte a seco, ocasionado pela potência consumida devido aos mecanismos de lubrificação.

Publicado
2019-10-05
Seção
Artigo