Breve comparação de ação do governo federal frente à Covid19 em relação às outras ações passadas diante da iminência de crise sanitária H1N1
Palavras-chave:
Despesas, Saúde, Impactos, Pandemia, Bens capitaisResumo
O objetivo geral deste trabalho é descrever ação do governo diante da crise em função da COVID-19 em relação à crises sanitárias anteriores. Neste artigo, abordaremos em suma sobre os gastos em meio ao enfrentamento da covid-19, pois após estudo realizado foi demonstrado que o Governo Federal não investiu como deveria na contratação de médicos e aquisições de equipamentos para hospitais, deixando muito a desejar nestas questões, em meio à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Sendo importante mencionar que foram registradas no país inúmeras mortes em razão do vírus. As notícias apontam que o governo investiu uma fatia maior em despesas como o auxílio emergencial, o que representa grande parte dos recursos financeiro destinados aos gastos com a pandemia. A metododologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e documental uma vez que conformem Severino(2007).
Referências
FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz. Combate à epidemia de H1N1: um histórico de sucesso. Centro de Estudos Estrátegicos da Fiocruz. Rio de Janeiro – RJ. Jan. 2021. Disponível em:
<https://www.cee.fiocruz.br/?q=node/1314>. Acesso em: 2 de Maio de 2021 às 10:00hr.
ROSA, Natalie. Coronavírus x H1N1: porque não dá para comparar as duas pandemias?. Canaltech. Abril. 2020. Disponível em:
<https://www.canaltech.com.br/saude/coronavirus-x-h1n1-por-que-nao-da-para-comparar-as-duas-pandemias-163193/>. Acesso em: 2 de Maio de 2021 às 10:10hr.
BARIFOUSE, Rafael. Como o Brasil foi afetado pela pandemia de H1N1, a 1ª do século 21?. BBC News Brasil. São Paulo. Março, 2020. Disponível em:
<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52042879>. Acesso em: 2 de Maio de 2021 às 11:20hr.
GIOVANAZ, Daniel. Sob o governo Lula, Brasil foi o país que mais vacinou contra H1N1 pelo sistema público. Brasil de Fato. São Paulo. Dezembro, 2020. Disponível em:
<https://www.brasildefato.com.br/2020/12/20/sob-governo-lula-brasil-foi-o-pais-que-mais-vacinou-contra-h1n1-pelo-sistema-publico>. Acesso em: 2 de Maio de 2021 às 12:20hr.
REVEDILHO, João Vitor. Saúde foi apenas 8% dos gastos do governo federal com a pandemia, diz estudo. IG Imail – Economia. Dezembro. 2020. Disponível em:
<https://economia.ig.com.br/2020-12-17/saude-foi-apenas-8-dos-gastos-do-governo-federal-com-a-pandemia-diz-estudo.html>. Acesso em: 10 de Maio de 2021 às 18:20hr.
BBC Brasil. Pademia evidencia que o Brasil gasta pouco e mal em saúde pública, diz diretor da OCDE. Conferência Nacional dos Trabalhadores na Saúde. Brasília – DF. Julho. 2020. Disponível em:
< https://cnts.org.br/noticias/pandemia-evidencia-que-o-brasil-gasta-pouco-e-mal-em-saude-publica-diz-diretor-da-ocde/>. Acesso em: 2 de Maio de 2021 às 12:50hr.
CONTROLADORIA Geral da União. Saúde. Despesas. Portal da Transparência. 2019. Disponível em:
<http://www.portaltransparencia.gov.br/funcoes/10-saude?ano=2019>. Acesso em: 10 de Maio de 2021 às 19:00hr.
CECON. A Coronacrise: natureza, impactos e medidas de enfrentamento no Brasil e no Mundo. Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica – IE/UNICAMP. Março. 2020. Disponível em:
<https://www3.eco.unicamp.br/images/arquivos/nota_cecon_coronacrise_natureza_impactos_e_medidas_de_enfrentamento.pdf>. Acesso em: 10 de Maio de 2021 às 19:25hr.
OLIVEIRA, Paulo Ricardo S. Impactos da Pandemia de Covid-19 sobre a Economia Brasileira. Covid-19. Blogs de Ciência da Unicamp. Maio. 2021. Disponível em:
<https://www.blogs.unicamp.br/covid-19/impactos-da-pandemia-de-covid-19-sobre-a-economia-brasileira/>. Acesso em: 10 de Maio de 2021 às 18:40hr.
IBGE, Dados do. Sidra. Banco de Tabelas Estatísticas. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Governo do Brasil. 2021. Disponível em:
<https://sidra.ibge.gov.br/home/pms/brasil>. Acesso em: 10 de Maio de 2021 às 19:10hr.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos - O Capital Humano das Organizações. 11 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2020.
COVID-19. Setor privado foi responsável por 43,1% de todo o diagnóstico de COVID-19 do país. Saúde Business. 2021. Disponível em: <https://www.saudebusiness.com/mercado/setor-privado-foi-responsvel-por-431-de-todo-o-diagnstico-de-covid-19-do-pas> Acesso em: 16 de Maio às 19:00hr.