O CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Palavras-chave:
Gerenciamento de resíduos, Resíduos de serviço de saúde, EnfermagemResumo
Introdução: O gerenciamento adequado dos resíduos de serviços de saúde (RSS) é importante para prevenção dos desastres ambientais, bem como para diminuir o risco de acidentes ocupacionais. Os RSS são todos os materiais provenientes da assistência em saúde, gerados em hospitais, laboratórios, farmácia, assistência domiciliar, clínica odontológica, clínica veterinária, entre outros.
Objetivo: Verificar na literatura o conhecimento da equipe de enfermagem sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.
Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com publicações de 2012 a 2022 na língua portuguesa, encontradas nas bases de dados LILACS, BDENF e Coleciona SUS, dentro da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). As palavras-chave utilizadas foram: gerenciamento de resíduos, resíduos de serviço de saúde e enfermagem; baseada na seguinte pergunta norteadora: Qual o conhecimento da equipe de enfermagem sobre o gerenciamento de RSS?
Resultados: Foram selecionados 7 artigos que responderam à pergunta norteadora, assim foi evidenciado que a maioria dos profissionais não possuem um conhecimento satisfatório em relação ao gerenciamento, principalmente no tange as leis e as etapas envolvidas no processo de gerenciamento.
Conclusão: Constatamos que o gerenciamento dos RSS além de ser compreendido de forma diferente pela equipe de enfermagem os profissionais não conhece a legislação por completo e consequentemente não tem conhecimento de todas as etapas que propicia o manejo correto desses resíduos.