CÂNCER DE COLO UTERINO: FATORES QUE INFLUENCIAM A NÃO REALIZAÇÃO DO PAPANICOLAU

Autores

  • Ana Clara Damaceno Louredo Silva unievangelica de Goianésia
  • Dannyelly Rodrigues Machado Azevedo

Palavras-chave:

Câncer de colo do útero.,Teste de Papanicolau., Saúde da mulher.

Resumo

Introdução: O câncer de colo uterino, que também é denominado por câncer cervical é o terceiro responsável pela morte de mulheres no Brasil, o câncer de colo de útero ocorre devido à infecção persistente de alguns tipos de Papiloma vírus Humano (HPV). A sua detecção se dá através do exame preventivo Papanicolau, devendo ser realizado periodicamente. O conhecimento das mulheres em virtude do exame Papanicolau ainda é considerado baixo, devido a diversos fatores serem empecilhos para a não realização do exame. A não realização do Papanicolau é promovida através do conhecimento insuficiente, ou a falta de conhecimento.

Objetivo: A pesquisa tem como objetivo evidenciar os fatores que influenciam a não realização do exame Papanicolau.

Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados: Scielo (Scientific Eletronic Library Online), Lilacs (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e PubMed, publicados no período de 2015 a 2020, foram  para analise final 8 artigos.

Resultados: Foi realizada a síntese de oito estudos que respondessem a pergunta norteadora, dentre os fatores determinantes a não adesão das mulheres ao exame destacam-se o desconhecimento da doença e sobre o Papanicolau, vergonha, medo do exame, falta de tempo, inatividade sexual, baixa escolaridade, experiências negativas.

Conclusão: Conclui-se que ainda existem diversos fatores que influenciam a não realização do Papanicolau, demonstrando que ainda é notória a presença de uma falha na comunicação durante à consulta de enfermagem, sendo de suma importância o papel do enfermeiro na redução dessas barreiras, através da consulta.

Palavras-chave: Câncer de colo do útero.,Teste de Papanicolau., Saúde da mulher.

Publicado

2022-10-18