A MODALIDADE EJA E SUAS PECULIARIDADES: REFLEXÕES DE DOCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Renan Aparecido Alves Marcondes da Silva Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Diversidade. Práticas Pedagógicas. Habilidades Profissionais.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar quais são os procedimentos de ensino adotados por um grupo de professores que atuam no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) na EJA, em uma escola da rede de ensino municipal no interior paulista. Investigou-se como os docentes explicam sua prática pedagógica e que habilidades consideram necessárias para lidar nessa modalidade de ensino. Para embasamento, buscou-se fundamentação nas ideias de teóricos da área. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, realizando-se um estudo de caso em uma escola pública municipal paulista, que oferecia a EJA no ano de 2021. Seis docentes foram convidados a participar cooperativamente dessa experiência de pesquisa. Como critério de escolha, definiu-se que os participantes tivessem mais de um ano de experiência docente na EJA, além da familiaridade com a proposta de trabalho com projetos. Para coleta de dados utilizou-se dois instrumentos: um questionário online, para caracterização sociodemográfica dos participantes e a técnica de grupo focal. Este último foi realizado de forma virtual, pelo Google Meet, em dois encontros, com duração aproximada de 90 minutos cada um. Os resultados obtidos apontaram a emergência de uma formação específica para os professores dessa modalidade de ensino, bem como indicaram a importância de manter experiências de reflexões e discussões pontuais entre os docentes, no interesse de conhecer e atender às características e necessidades reais dos alunos da EJA, respeitando a diversidade histórico-cultural dos mesmos e considerando suas descontinuidades nas trajetórias pessoal e acadêmica.

 

 

 

 

 

Publicado

2022-10-13