Economia e Esporte

Os Impactos da Formula 1 na movimentação econômica

  • MAYARA MARTINA DOS SANTOS SA FACEG
  • LAURA MANOELLA T. G. DE OLIVEIRA FACEG
  • LEONARDO COSTA CARVALHO
  • BIANKA SOARES DA SILVEIRA
  • WELLEN CAETANO MAIA
Palavras-chave: Economia, esporte, recursos, tecnologia, lucro

Resumo

A presente pesquisa realizada, trás como tema o esporte. Desta forma, trataremos aqui sobre a fórmula 1, pois, por ser uma das principais competições do automobilismo, muitos empresários enxergam este esporte como um grande negócio, o que consequentemente se torna um bom assunto para se explorar em economia. Temos como objetivo geral e específico trazer nesta análise uma visão geral sobre a fórmula 1, como, a sua história, o seu desenvolvimento, como funciona a parte financeira, enfim, queremos aqui apresentar uma pesquisa com o objetivo geral de ampliar os nossos saberes, e entendermos um pouco mais sobre o giro da economia.

Quando se fala de esporte de velocidades automobilísticas a Formula 1 é um dos mais destacados entre os demais categóricos, e assim, em quesitos de requintes de luxo e glamour se torna líder no seguimento. Sua vasta premiação e gratificações aos pilotos o faz atrair centenas de milhares de públicos de todos os cantos do mundo. Tratando-se de um esporte diferente e requintado, pois o que atrai o foco do público não são apenas os pilotos habilidosos e famosos, mas também os belos carros potentes e de grandes marcas competidora do mesmo.

Como vimos nos últimos anos a Formula 1 tem sido um dos esportes que mais  tem crescido exponencialmente, com grandes atenções de um público mundial, tal valorização tem sortido bastante impacto benéfico na economia, pois além de seus ingressos que podem variar da casa das centenas, o mais simples, até a milhares para aqueles que prefere assistir o mesmo com uma quantidade somatória de luxo e sofisticação.

As equipes de Fórmula 1 funcionam como verdadeiros laboratórios de novas tecnologias que favoreçam velocidade, segurança e desempenho dos bólidos. A vantagem de tamanho e do investimento é que boa parte das inovações acaba absorvida pela indústria e utilizada em carros de passeio.

Contudo podemos tomar conhecimento de que a Formula 1, não se qualifica em apenas um mero esporte, visto que o mesmo se destaca no quesito econômico, visto que o esporte atrai uma grande renda econômica para cidade sede da competição, como, turismo, hospedagem e transportes públicos, assim influenciando na economia municipal. A organização do esporte e tamanha que podemos taxa-lo como um dos mais sofisticados e requintados do seguimento, uma mistura de adrenalina e ação nos faz sentir emocionados ao assisti-lo. Podemos notar que o mesmo também se eleva em um grande trabalho em equipe em todas as etapas, desde a concepção dos carros, dos projetistas, da tecnologia, dos chefes de equipe, dos apoiadores, dos mecânicos, da equipe média, dos chefes de equipe, dos engenheiros e, é claro, dos pilotos e qualquer erro, deslize ou descuido pode ser falível a equipe.

Publicado
2019-11-02