Os Impactos Ambientais Causados pela Mineração

  • Naiara Ferreira Silva Campos Univeridade Estadual de Goiás
Palavras-chave: mineração, impacto ambiental, sustentabilidade

Resumo

O presente trabalho busca evidenciar os principais impactos ambientais causados pela mineração e ao mesmo tempo provocar uma crítica a respeito das possíveis medidas a serem tomadas para que tal atividade seja feita de forma sustentável agredindo da maneira mínima o meio ambiente e a paisagem em que se situa a empresa.

Objetivo geral: Identificar os impactos ambientais causados pela mineração. Objetivos específicos: Destacar a importância da responsabilidade ambiental na atividade de mineração; Compreender as medidas de preservação ambiental previstas pelos órgãos responsáveis pela fiscalização; Conscientizar por meio de informações os impactos gerados pelo descarte de minerais nos solo.

Metodologia: Para a elaboração da produção científica foi utilizada a pesquisa exploratória com base no método de análise bibliográfica de característica qualitativa expondo informações coletadas, baseando-se em produções científicas de temáticas semelhantes, legislações e busca de resultados em órgãos governamentais de fiscalização.

Resultado: O crescimento da mineração é imprescindível para o crescimento de capital de giro econômico do país. Porém, tal atividade gera uma grande preocupação em relação ao meio ambiente pela forma de extração e descarte de rejeitos e embalagens químicas no ambiente. Junto com essa preocupação levantada por ambientalistas, vem também as iniciativas de uma prática sustentável nessa área. A má conduta por parte dessas empresas ocasionou vários desastres ambientais de pequena, média e grandes proporções. Dentre elas destaca-se as tragédias ocorridas em Brumadinho e em Mariana, ambos em Minas Gerais-MG.

Considerações Finais: Algumas medidas sustentáveis devem ser desenvolvidas por parte dessas empresas com a participação de todos: colaboradores da empresa, sociedade e órgãos fiscalizadores do meio ambiente. A adequação dessas empresas nos últimos anos vem sendo exigida principalmente na exportação dos produtos. Empresas nacionais e internacionais primam por produtos que contem selos de qualidade e compromisso com o meio ambiente.  A ISSO 9000 e 14000 são selos de qualidade que certificam que o produto foi extraído, produzido e exportado dentro das responsabilidades éticas, sociais e ambientais. Com efeito, começa a se destacar a preocupação e responsabilidade com o meio ambiente para que gerações futuras não sofram com os impactos causados no presentes, e que tragédias como as ocorridas em Mariana e Brumadinho não venham se repetir mudando a paisagem, o ecossistema, a vida social e pessoal da sociedade.

Publicado
2019-11-01