Viabilidade da economia no meio esportivo: Futebol

  • Rafaela Fernandes Cardoso Silvério FACEG
  • Francielle Silva Vieira FACEG
Palavras-chave: Futebol, Esporte, Economia

Resumo

     A presente pesquisa tem como tema “Viabilidade de economia de dados esportivos” onde se deseja expor, de forma clara, o objetivo da economia no meio esportivo, tendo como alvo times de futebol. Dessa forma, os clubes de futebol, são a paixão brasileira e se faz presente a muitos anos. E com o passar dos anos tudo foi se modificando, principalmente a forma de trabalho dos clubes. Nos anos 90 a economia era diferente dos anos atuais, a renda dos clubes era influenciada por outros meios. São eles: venda de ingresso, venda de jogadores, venda de produtos, entre outros pontos. Nos dias atuais os clubes ainda ganham dinheiro com esses meios citados, mais também possuem métodos tecnológicos com venda dos produtos e publicidades através das redes sociais, licenciamento da marca e venda de produtos oficiais online. Os números que os clubes lucram com esses meios são altos, chegando R$ 7,6 milhões através das publicidades, licenciamento da marca e venda de produtos R$ 1,5 milhão. Ao fim desse trabalho podemos perceber que o meio econômico dos clubes de futebol, é um meio muito enriquecedor, que atrai várias formas de investimentos, como por exemplo, venda de jogadores. Enfim esse estudo nos proporcionou buscar um entendimento e uma pesquisa clara.

Publicado
2019-11-01