Estratégicas e ferramentas na gestão de mudanças.

A Importância da governança corporativa está cada vez mais necessária às organizações.

  • kérita souza fernandes faceg
  • Marly Alves dos Reis
  • Jussara Rosa
  • Marcia Bardosa
  • Kadmyel Evangelista
  • Valéria Luisa
Palavras-chave: Estratégicas, mudanças, Gestão

Resumo

A gestão estratégica é um meio de mudança, que permite o desenvolvimento de uma empresa, se torna possível por meio da utilização de ferramentas estratégicas, que para descobrir quais as melhores para um negócio, é preciso avaliar suas necessidades e metas. O sucesso também depende do alinhamento estratégico entre as ações dos gestores e dos colaboradores As técnicas desenvolvem a busca pela inovação, atuando de forma planejada e sistêmica com processos e pessoas.

Na busca as possibilidades são diversas, somando conhecimentos que trazem resultados extremamente positivos para os cenários corporativos. E é importante sempre entender o cenário, a estratégia adotada e então buscar a melhor ferramenta que venha a colaborar para que a mudança aconteça, de forma clara e efetiva. É importante o profissional de mudança compor nas suas competências o conhecimento de processos e projetos, a visão sistêmica e integrada, o planejamento estratégico e a análise de indicadores de resultados. Outra responsabilidade do sponsor organizacional é se mostrar presente no processo de mudança, sendo acompanhado pelos sponsors locais. Essa metodologia também envolve pilares importantes para garantir a compreensão e contribuição dos funcionários, que são: Comunicação, alinhamento,e capacitação.

Com o conhecimento em processos de negócios e técnicas para seu mapeamento, revisão e gestão, o profissional da mudança consegue entender melhor os impactos organizacionais que serão gerados pela nova forma de trabalho e, em especial, no que afetará as pessoas da organização. Dessa forma, atuará na gestão da mitigação dos impactos e apontará não conformidades para a tomada de decisão.

Apesar de ser importante para o crescimento de qualquer negócio, como em qualquer outra situação, implementar mudanças não é nada simples ou fácil.Essa implementação não ocorre da noite para o dia, e ainda assim, geralmente enfrenta resistência dentro das organizações.A gestão da mudança se faz necessária porque ela envolve um conjunto de estruturas, processos, ferramentas e técnicas que ajudarão indivíduos e equipes a se adaptarem ao novo.

No entanto, ao mesmo tempo, representa grandes e distintos impactos nos colaboradores, principalmente quando envolvem alteração de processos e hábitos, criação de uma nova área ou implementação de um novo sistema de produção.Por esse motivo, as empresas devem estar cientes de que enfrentarão muitos desafios durante essa empreitada. O maior deles será convencer os funcionários da importância de efetivar essas modificações. Isso acontece principalmente porque os colaboradores pensam que se sempre agiram de uma forma que representou bons resultados, então não precisam mudar.

Publicado
2019-11-04