O Uso da Tecnologia de Informação como Ferramenta de Gestão

  • VITÓRIA CUNHA ALVARENGA FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA
  • Ane Caroline Santos Gomes
  • Cleidmar Da Silva Coelho
  • Débora Pereira Da Costa
  • Eliane Francisca De Deus
  • Vitória Luísa Cunha Alvarenga
  • Marly Alves Dos Reis
Palavras-chave: tecnologia da informação

Resumo

 

No atual cenário de negócios, um dos bens mais valiosos nas organizações é a informação. Quase todos os processos ou atividades geram informações e elas devem ser armazenadas. Existem formas conhecidas de armazenamento da informação que pode ser da maneira tradicional através do papel, pastas especificas, entre outras. Onde o armazenamento de informação pode gerar uma série de problemas tais como: ocupação de espaços e manuseios de grandes volumes do mesmo, que dificulta a recuperação das informações. Bem como, formas mais modernas, através do uso da tecnologia da informação. Onde as informações podem ser interligadas, coletadas, armazenadas e disseminadas. Nesse contexto, os dados e informações fornecem um mecanismo de feedback apresentando melhor agilidade, menor custo, maior eficiência para utilização em grupos, possibilita novos cenários de negócios, melhores resultados nos produtos e serviços

Nessa conjuntura a TI. surgiu com o intuito de suprir as necessidades crescentes de distribuição e gerenciamento, e também como forma de facilitar a gestão de um número cada vez maior de informações em uma economia altamente competitiva e instável, pois no atual cenário de negócios, a informação se tornou um dos bens mais precioso para as organizações. Todo processo ou atividade gera informações que devem ser armazenadas e os meios tradicionais utilizados através do papel, arquivos, pastas, dentre outros, ocupavam muito espaço, sendo assim, armazenar essas informações acabavam por gerar alguns transtornos como a ocupação de espaços e até mesmo o método utilizado para o manuseio dessas informações demandava tempo e sacrifício. Surge então uma ferramenta de extrema importância para armazenar esses dados de forma simples, sem desperdício de espaços físicos e de fácil localização, ou seja, uma forma mais moderna para a tecnologia da informação e com isso alcançar os resultados a um menor custo em um menor espaço de tempo que possibilita melhorias nos produtos e serviços.

Com o crescimento desordenado de pequenas, médias e grandes empresas, impulsionadas pela evolução dos meios de comunicação, buscavam a solução para suas demandas de relacionamentos internos e externos, mobilizaram uma busca mundial por soluções que possibilitassem melhorias para esses processos. Muitos profissionais envolvidos na administração não conseguiam suprir suas necessidades, devido à falta de uma ferramenta moderna que fosse capaz de auxiliar na execução das atividades de forma simples e direta, facilitado assim, o manuseio e o resultado das informações, logo, eliminando grande parte da deficiência encontrada no setor.

A grande importância do assunto fez com que a evolução dessas ferramentas e soluções ao redor do mundo fosse acompanhada de inúmeras questões, sobre sua eficácia e funcionalidade, assim como sua aplicabilidade aos modelos de gestão existentes. Inúmeras frentes discutem e debatem incessantemente os modelos de TI apresentados e utilizados. Essa nova realidade fez com que O uso da Tecnologia da Informação surgisse como apoio à estratégia para ganhar vantagens competitivas sustentáveis.

Assim, no contexto atual, a Tecnologia da Informação desempenha tarefa crucial para o alcance dos objetivos das O avanço tecnológico tem exercido papel relevante nos diversos setores da economia de maneira que as organizações necessitam buscar mecanismos adequados diante da nova realidade.

Diante do novo cenário que as empresas estão vivenciando a informação e o conhecimento funde-se e superam expectativas e necessidades, para que entre empresa e colaboradores, exista senso comum, no que diz respeito ao alcance dos objetivos planejados, havendo uma troca mútua de interesses, com isso a organização permanecerá por mais tempo no mercado altamente competitivo. Através destas variáveis a área de Tecnologia da Informação tem assumido um novo papel, o de gerir os negócios como um todo.

Nessa agitada realidade que vive as empresas, a utilização da Tecnologia da Informação (TI) assume importância vital, apresentando-se como um instrumento capaz de propiciar a competitividade necessária à sobrevivência/crescimento das organizações. A administração dos recursos de materiais, humanos e financeiros pode ser realizada com mais rapidez e precisão com a utilização da Tecnologia da Informação (Dias. 1998).

O sistema de informação em uma empresa é uma grande área funcional que interagem as informações de todos os setores de uma empresa: contabilidade, finanças, administração. Geral, administração de Operações e de Recursos Humanos e o setor de Marketing. Ele fornece enorme contribuição para eficiência operacional, produtividade e satisfação do cliente; além de principal fonte de informação para apoio tomada de decisão, de desenvolvimento de produtos e serviços competitivos, e da agilidade na realização dos negócios. A tecnologia da informação apoia a globalização no sentido de disponibilizar recursos tecnológicos necessários ao acompanhamento do mercado global, é ela que transmite as ferramentas adequadas para operacionalização destas transações comercias globais de modo instantâneo e barato, transformando as empresas locais em organizações internacionais. Assim, é possível explorar nichos isolados, caçar talentos e capacitações diversas e ainda formar alianças comerciais

Desta forma, considerando as informações obtidas neste trabalho e as respectivas análises, e pesquisas bibliográficas, podemos constatar que as ferramentas de Tecnologia de Informação utilizadas pelas empresas, apresentam-se como uma poderosa ferramenta de gestão. Tal afirmação se justifica pelo fato desta, por um lado apresentar ganhos significativos para a empresa, para os empregados e para os clientes, e por outro corresponder satisfatoriamente às necessidades empresariais.

 Tendo em vista que as empresas hoje trabalham com uma grande diversificação de mercado, e sem uma ferramenta de Tecnologia de Informação que opere de maneira eficiente, jamais alcançariam os níveis de produtividade necessários para se mantiver no mercado. Por tudo isso, pode-se considerar que a utilização da tecnologia da informação nas empresas tem contribuído fortemente ao aumento da competitividade empresarial.

 

Publicado
2018-10-23