CUSTO ESTATAL REFERENTE À VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE GOIANÉSIA - GOIÁS

  • Alyne Lopes Barros
  • Eduardo Vitor Rodrigues Vieira
  • Geovanna Lima Andrade Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Isabella Ohana Sousa Borges
  • Renato Alberto dos Santos
Palavras-chave: Vara da Infância e da Juventude- Custos- Judiciário

Resumo

No momento em que dados levantados sobre os custos gerados em determinados setores públicos são publicados, geram um impacto na sociedade brasileira, sendo pelos elevados valores divulgados e a diferença dos números em relação aos demais países.

E isso não se faz diferente, quando está em pauta o sistema judiciário brasileiro, sendo o mesmo considerado um dos mais caros do mundo, com valores exorbitantes, que ultrapassam o quantitativo de alguns países, como por exemplo, o da Alemanha, que possui um total de magistrados menor que o do Brasil.

Com base nas informações supracitadas o trabalho tem por escopo apurar o custo do Poder Judiciário em Goianésia, com o fim de levantar os gastos destinados ao pagamento de pessoal, tanto da remuneração dos juízes, quanto ao corpo de servidores, assessores, terceirizados, cedidos e afins.

Tal pesquisa irá delimitar-se, a 1º Vara Cível da Infância e da Juventude de Goianésia, a qual tem por titular o juiz André Reis Lacerda, e a mesma permitirá que se chegue a um valor total final, o qual poderá dar-nos noção dos custos gerados em torno de tal Vara e se as mesmas mostram-se condizentes com o atual cenário econômico brasileiro.

Os métodos utilizados nesse trabalho para granjear as informações utilizadas como fontes basilares mesclam – se entre, oitivas dos responsáveis pelas referidas áreas locadas no fórum de Goianésia, análise minuciosa de documentação fornecida pela vara da infância e da juventude, pesquisas teóricas e comparativos críticos, observatório prático e investigação ao portal da transparência, embasando nossa linha lógico/critica em doutrinas, artigos, livros e pesquisadores do ramo.

A fim de respaldarmos na verdade, tentamos, porém sem muito existo investigar as contas declaradas no portal da transparência, plataforma que deveria disponibilizar informações como estas, contudo, o aplicativo não faz jus ao seu nome.

Destarte, construímos com base no que nos foi concedido, ensejando a aplicabilidade das informações de forma eficaz para a compreensão crítica e cognitiva, apresentamos o presente quefazer.

Os dados foram fornecidos pelo secretário do fórum municipal de Goianésia, eles fizeram uma média mensal do quanto essa vara custa para o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Contudo não houve êxito em especificar o salário de cada servidor da respectiva vara, devido exigir-se todo um processo burocrático e árduo para conseguir tais informações. Mas exibem-se, neste trabalho os dados oficiais, fornecidos pelo fórum da comarca deste município.

Em virtude dos fatos mencionados, os dados que foram apresentados com relação aos valores gastos pelo Poder Judiciário em Goianésia, são de extrema relevância para a sociedade Brasileira, pois são valores exorbitantes, mesmo levando em consideração a importância, responsabilidade e a quantidade de serviços que os ocupantes desses cargos executam. Apesar das informações não serem tão precisas como o esperado, informações essas que sem sombra de dúvidas deveriam constar no portal da transparência, a documentação fornecida pelo secretário do fórum de Goianésia e as demais fontes que a pesquisa oferece, proporciona informes suficientes para a análise dos gastos que a Vara da Infância e Juventude custam pra o Estado.

Publicado
2018-10-24