Métodos e técnicas para a gestão de recursos do conhecimento
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O conhecimento tem se tornado gradativamente um dos bens mais valiosos, principalmente para empresas, pois o conhecimento significa vantagem no mercado. Porém o aumento de rotatividade de funcionários e a falta de capacitação para a gestão de conhecimento tem sido um dos maiores empecilhos, sendo as pequenas empresas as mais afetadas. O principal motivo da crescente importância dada ao conhecimento, não está diretamente ligada em possuí-lo, mas em saber transmiti-lo. Uma equipe onde cada membro aprende e replica aos outros, tem uma curva de aprendizagem extremamente alta, uma hiperprodutividade e uma menor dependência de indivíduos, tendo em vista que todos estão cientes e capacitados das funções exercidas. O foco deste estudo é reunir e estruturar os principais métodos e técnicas contidos na gestão do conhecimento, formando um modelo compatível com as metodologias ágeis, tornando viável a implantação tanto em projetos que estejam no início quanto os que estão em andamento, já que este modelo visa complementar o ambiente de trabalho, e não criar um novo.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Ada Lovelace segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Referências
ALTORFER, O. How Can We Help One Worker? The Journal for Quality and
Participation, Cincinnati: v. 15, n. 4, 1992.
ANBARI, F. T.; CARAYANNIS, E.; VOETSCH, R. J. Post-Project Review As A Key
Project Management Competence. Technovation, 2008.
CHIA VENA TO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano nas
organizações. 9a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
GONCALVES, José E. L. As empresas são grandes coleções de processos. RAE – Revista de administração de empresas, jan/mar, 2000.
LOPES, Tomás de Vilanova Monteiro. Problemas de Pessoal da Empresa Moderna. 4a ed. ver. e aum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, serv. De Publicações, 1973.
NONAKA, Ikujiro e TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do Conhecimento na Empresa: como as empresas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus,1997.
NONAKA, Ikujiro, KROGH, Georg Von e ICHIJO, Kazuo. Facilitando a Criação de Conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
OLIVEIRA, Luiz Eduardo Bustamante. Gestão do conhecimento na administração de recursos humanos. disponível em : <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/administracao/gestao-conhecimento-na- administracao-recursos-humanos-.htm> Acesso em 1 de Setembro.
SCHWABER, Ken. Agile Project Management with Scrum. Microsoft Press Redmond, WA, 2004
SVEIBY, Karl Erik. A Nova Riqueza das Organizações – gerando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.