COMPARATIVO ENTRE CNC NESTING E SECCIONADORA PARA PRODUÇÃO DE MÓVEIS PLANEJADOS EM LOTES UNITÁRIOS

Autores

  • Yuri Gustavo Almeida KRIEGER
  • Ricardo WOBETO

Palavras-chave:

marcenaria, marcenaria 4.0, CNC esting, seccionadora, móveis planejados

Resumo

Desde o primeiro armário embutido feito, fabricado a mão, nos anos 50 até a presente data, o mercado de móveis planejados evoluiu consideravelmente. Com o crescimento habitacional em larga escala somado a redução do espaço das moradias são fatores determinantes para que esse setor da indústria moveleira evoluísse de forma considerável. As necessidades dos consumidores e a alta demanda vem contribuindo com a modernização dos produtos que influenciam diretamente no modo de fabricação fazendo com que a produção evoluísse tecnologicamente tanto nos softwares de projetos 3D, como no maquinário de fabricação dos móveis, onde pequenas marcenarias de antigamente hoje se tornaram grandes indústrias moveleiras com com uma produção quase totalmente automatizada com máquinas de diferentes níveis de tecnologia e forma de produção. Esse trabalho tem o objetivo de fazer um estudo de caso entre dois maquinários de móveis planejados, os quais utilizam diferentes tecnologia de ponta para produção dos mesmos, analisando o funcionamento de cada um, destacando os prós e contras para a produção em lotes unitários. Para o desenvolvimento foram escolhidos um CNC Nesting e uma Seccionadora nacionais, onde foram analisadas suas características técnicas e seu funcionamento destacando os principais pontos que afetariam a produção entre ambas as máquinas. Verificou-se que conforme a tecnologia do CNC Nesting ser mais avançada que a da Seccionadora, o mesmo apresentou resultados mais satisfatórios em relação aos objetivos propostos, diminuindo a geração de sobras e retalhos, uma maior velocidade de produção devido a sua automatização no corte e uma certa unificação no processo de fabricação de um móvel.

Referências

ABIMÓVEL, Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário. Relatório Setorial da Indústria de Móveis no Brasil. Brasil Móveis, 2020.

EMÓBILE. 2018. Iemi apresenta dados de produção de móveis durante o Congresso Movergs. Disponivel em: <https://emobile.com.br/site/industria/iemi-producao-de-moveis-movergs/>. Acesso em Abril de 2021.

EMÓBILE. 2018. Tecnologias para maior produtividade da marcenaria. Disponivel em: <https://emobile.com.br/site/marcenaria/tecnologias-para-maior-produtividade-da-marcenaria/>. Acesso em Junho de 2021.

LEAN TEAM. 2019. Marcenaria 4.0: Entenda as aplicações e vantagens do Conceito Nesting. Disponivel em:

<https://leanteam.com.br/marcenaria-4-0-entenda-as-aplicacoes-e-vantagens-do-conceito-nesting/>. Acesso em Junho de 2021.

OTIMIZE NESTING. 2020. O que é o Software Nesting? Disponível em: <https://www.otimizenesting.com.br/post/2017/05/15/o-que-e-software-de-nesting>. Acesso em Junho de 2021.

SIGMANEST. 2017.Chosing the Right Nesting Engine. Diponivel em: <https://www.sigmanest.com/nesting-software/choosing-the-right-nesting-engine/> Acesso em Junho de 2021

CORREIO BRAZILIENSE. 2020. Setor Moveleiro Cresce Durante Pandemia: Disponivel em: <https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2020/10/4882946-setor-de-moveis-em-alta.html> Acesso em Abril de 2021

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5a edição. Porto Alegre: Bookman, 2005.

BALDIN, Nelma; MUNHOZ, Elzira M.B. Snowball (bola de neve): uma técnica metodológica para pesquisa em educação ambiental comunitária. X Congresso Nacional de Educação, Curitiba, 2011. Disponível em: < http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4398_2342.pdf>. Acesso em: Junho de 2021

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

JARAGUÁ CNC. 2021. Nesting Evolution. Disponivel em:

<https://jaraguacnc.com.br/evolution_nest.php>. Acesso em Outubro de 2021

INMES. 2021. Seccionadora IM-2900 V30 Electronic. Disponivel em:

<https://inmes.com.br/produtos/seccionadora-im-2900-v30-electronic/>. Acesso em Outubro de 2021

Downloads

Publicado

2022-03-18