BANCADA DIDÁTICA: CONTROLE E MEDIÇÃO FATOR POTÊNCIA

Autores

  • Izabella Gomes DIAS
  • Erick Victor Alves MATIAS
  • Paulo César de Oliveira FILHO
  • Maik Batista GITIRANA
  • Adriano Machado dos SANTOS
  • Rosemberg Fortes Nunes RODRIGUES

Palavras-chave:

eficiência energética, fator de potência, bancada didática

Resumo

A fim de colaborar com o conhecimento de construção de bancadas e o desenvolvimento dos estudos em Eficiência Energética com foco em correção do fator de potência, onde visa melhor qualidade da energia recebida. Este projeto visou o estudo para apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, referente ao curso de Engenharia Elétrica da Universidade Evangélica de Goiás tendo como objetivo de ter a oportunidade de explorar o estudo sobre eficiência energética e de forma didática seja criada uma bancada para que possa mostrar na prática como esse tema está envolvido nos meios acadêmicos e industriais, quais aspectos ele aponta, o que é e para que o fator de potência é importante nas cargas, como corrigir para cada sistema necessário e como contribui para a qualidade de energia. Através de pesquisas e seleções, destacou-se alguns artigos referência que contribuiu para o desenvolvimento da bancada didática para os acadêmicos do curso conseguir assimilar durante as aulas de laboratório, os princípios teóricos envolvidos na definição do fator de potência e suas consequências práticas nos sistemas de transmissão de energia. Para a construção da bancada, através de dimensionamento e cálculos desenvolvidos para um circuito trifásico, foram escolhidos os equipamentos e materiais que serão necessários para a visualização do comportamento do FP, como e quando deve ser corrigido para um bom funcionamento do circuito trifásico principalmente dentro das indústrias. Os equipamentos que foram necessários são: indutores, capacitores, wattimetros, amperimetro, cossefímetro, resistores, voltímetro, condutores e equipamentos que compõem as ligações. Os resultados obtidos foram encontrados conforme os dimensionamentos iniciais e foram registrados através de 3 ensaios, obtendo valores variáveis do FP sendo necessária a correção no ultimo ensaio, obtendo o valor ideal de 1.   

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Publicado

2022-03-18