ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA FABRICAÇÃO DE ARGAMASSA DE REVESTIMENTO

Autores

  • Carolina Ribeiro da Silva Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Isabella Vitória Tavares Silva Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Víctor Hugo Tavares Silva Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Igor Cezar Silva Braga Faculdade Evangélica de Goianésia

Palavras-chave:

Alternativas Sustentáveis, Areia Artificial, Construção Civil, Impactos Ambientais, Substituição

Resumo

É inegável a participação significativa dos recursos naturais para com o desenvolvimento econômico brasileiro, destacando-se a areia, um material empregado em grande escala na construção civil, tanto em revestimentos, assentamentos e concreto (SILVA, 2016). Apesar de influenciar positivamente o desenvolvimento socioeconômico, a grande extração de areia é responsável pela escassez de jazidas, modificações da topografia, desmatamentos, erosão no solo, assoreamento dos rios, poluição, entre outros, advindos, principalmente, da busca incessante pelo lucro, abstendo-se da adoção de ações sustentáveis (MORAND, 2016). Nessas perspectivas, adicionando as leis implantadas que restringem a extração, a fiscalização da exploração, a falta de areias de boa qualidade e o valor final do agregado, surge a necessidade de encontrar alternativas sustentáveis que possam substituir a areia natural e que atenda a demanda desse material nas construtoras, com custo viável para aquisição, transporte e manejo, e que, principalmente, atenda às características físicas necessárias para uso, prescritas pelas normas regulamentares para uso em edificações (MATOS, ALLEM, PIVA, 2017). Considerando a pouca utilização de areia alternativa na construção, devido principalmente à falta de conhecimento sobre sua eficácia, este trabalho visa estudar e sintetizar as características e aplicações da areia de britagem, bem como fatores ambientais e econômicos, baseando-se em pesquisas bibliográficas. A areia de britagem não apresenta uma destinação adequada e permanece estocado nos pátios das pedreiras, formando pilhas de materiais, quando na verdade pode ser uma solução viável quando se trata da substituição da areia natural. A pesquisa mostra que o pó de brita é um material com características físicas e químicas favoráveis para ser utilizado como agregado miúdo na produção de argamassas, além de ser economicamente mais viável que a areia natural, e prejudicar menos o meio ambiente, pois a utilização deste material daria destino para o pó de brita.

Referências

SILVA, A. C. Impactos ambientais causados pela extração de areia no Rio Paraíba, no trecho da cidade de Pilar – PB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2016. Disponível em: <http://www.ccen.ufpb.br/ccblg/contents/documentos/bacharelado/trabalhos-de-conc lusao-de-curso-2016.2/adriano-cavalcanti-da-silva.pdf/view>. Acesso em: 04 out. 2021.

MORAND, F. G. Estudo das principais aplicações de resíduos de obra como materiais de construção. 2016. Monografia – Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www.monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10017420.pdf. Acesso em: 04 abr. 2021.

MATOS, L. F.; ALLEM, P. M.; PIVA, J. H. Avaliação da substituição do agregado miúdo natural (areia) pelo agregado miúdo de britagem (pó de pedra) quanto às características mecânicas do concreto. UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense. 2017.

BESEN, D. W.; DA SILVA, R. L. M. Tecnologias inovadoras e sustentabilidade na construção civil: um estudo de caso em Santa Catarina, SC. Engenharia Civil-Pedra Branca, 2017.

LARUCCIA, M. M. Sustentabilidade e impactos ambientais da construção civil. ENIAC Pesquisa, Guarulhos (SP), v. 3, n. 1, p. 69-84, 2014.

SANKH, AKSHAY C., et al. "Recent trends in replacement of Natural sand with different alternatives."

Proceedings of the International Conference on Advances in Engineering and Technology. 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 9935: Agregados Terminologia. Rio de Janeiro, 2011.

DIÓGENES, A. G. Estudo do comportamento de argamassas de revestimento com areia de britagem da região metropolitana de Fortaleza. Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza- CE. 2016.

GUACELLI, P. A. G. Substituição da areia natural por areia de britagem de rochas basálticas para argamassa de revestimento. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2010.

DAMO, G. F. Avaliação do desempenho de diferentes agregados miúdos de britagem em concreto de cimento Portland. Dissertação de mestrado - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

DACHERY, M. Avaliação das propriedades da argamassa estabilizada para revestimento externo: aplicação em diferentes substratos, durante diferentes períodos de utilização. 2015. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 04 dez. 2015. Disponível em:

<https://www.univates.br/bdu/handle/10737/951>. Acesso em: 16 out. 2021.

TOKARSKI, R. B. Comportamento da areia de britagem de rocha calcária na argamassa de revestimento. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Curitiba, 2017.

Tokarski, RB; Matoski, A.; Cechin, L.; Weber, A.; M. Comportamento das argamassas de revestimento no estado fresco, compostas com areia de britagem de rocha calcária e areia natural. Matéria (Rio de Janeiro). 2018

ARNOLD, D. C. M. Análise da influência da forma dos grãos nas propriedades das argamassa,

Dissertação de M.Sc, UNISINOS. São Leopoldo, RS, Brasil, 2011.

CARASEK, H.; ARAÚJO, R. C., CASCUDO, O., Angelim, R., “Parâmetros da areia que influenciam a consistência e a densidade de massa das argamassas de revestimento”, Revista Matéria, v. 21 n. 3, pp.714-732, 2016.

ANTUNES, Carina Beleia. Análise do uso de grãos da areia de britagem de origem granítica na produção de argamassas de revestimento. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas.

HEEMANN, Frederico Waechter. Substituição de agregado natural em argamassa por areia artificial. 2015.

SANTOS, L. P.; DALL'OGLIO, V.;. Análise comparativa entre argamassas estabilizada e preparada em obra. Engenharia Civil. Universidade do Sul de Santa Catarina. Pedra Branca, SC. 2017

SILVA, N. G. Argamassa de Revestimento de Cimento, Cal e Areia Britada de Rocha Calcária. Curitiba, 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Setor de Tecnologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

SILVA, J. R. D.; BAO, M. Análise técnica e econômica da utilização de areia de britagem com granulometria otimizada em argamassa de chapisco e emboço. 2014. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.

Downloads

Publicado

2022-03-18