ÀS MARGENS: REQUALIFICAÇÃO DA ORLA DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
espaço público, requalificação urbana, paisagem natural, históriaResumo
A discussão sobre espaços públicos vem ganhando cada vez mais força dentro do planejamento urbano nos últimos anos, por desempenhar funções e benefícios ao local onde está inserido e à sociedade. Este trabalho tratará brevemente dos espaços públicos e a construção da identidade, em especial a orla da cidade de São Pedro da Aldeira, no interior do estado do Rio de Janeiro. Têm como objetivo estudar o relacionamento entre paisagem natural e espaços públicos, ressaltando a importância de espaços conservados para manutenção da cultura local e preservação da história. A proposta reconhece a água, as vias e os edifícios como um conjunto que compõe o ambiente público e exercem função primordial para a vida em sociedade, concretizada por um projeto que considera a via como um conector físico entre o meio urbano e o natural. Com o processo de requalificação da orla, questões sociais e ambientais serão tratadas, para que além de impulsionar o turismo, economia e lazer, possa também traçar diretrizes para resolver questões de infraestrutura pública e valorização de edifícios históricos.
Referências
GORSKI, M. C. Rios e Cidades: Ruptura e Reconciliação. 236 p. Dissertação (Obtenção do título de Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
DE OLIVEIRA, J. P. Glossário de Turismo e Hotelaria. Turismo Visão & Ação. Univali. Edição Especial, 1999.
PORTUGUEZ, A. P. Consumo e espaço: turismo, lazer e outros temas. São Paulo: Rocca, 2001.
DAMIANI, A. L. Turismo e lazer em espaços urbanos. In.: RODRIGUES, Adyr B. (Org.). Turismo, modernidade, globalização. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.