A UTILIZAÇÃO DA PRESSÃO POSITIVA DE BINÍVEL EM PACIENTES NO PÓS-OPERATÓRIO DE GASTROPLASTIA

Autores

  • Izabela Alexandre Siqueira Faculdade Evangélica de Ceres
  • Karine de Castro Lial Faculdade Evangélica de Ceres
  • Rafaela Resende Oliveira Faculdade Evangélica de Ceres
  • Suelen Marçal Nogueira Faculdade Evangélica de Ceres

Palavras-chave:

bi-level positive airway pressure, gastroplastia, obesidade, ventilação não invasiva

Resumo

A obesidade é a doença metabólica mais comum em países desenvolvidos e uma das grandes epidemias do século XXI. Sendo caracterizada pelo excesso de gordura corporal, podendo estar associada com o aumento da morbimortalidade. Há diferentes maneiras de avaliação da obesidade, e o Índice de Massa Corporal (IMC) se tornou o principal indicador na averiguação do estado nutricional do adulto; seu resultado é obtido por meio da razão entre o peso e o quadrado da altura do indivíduo. Seguindo a classificação da OMS que foi proposta em 1995, os valores maiores ou iguais a 25 Kg/m2 são indicadores de excesso de peso e para valores maiores ou iguais a 30 Kg/m2 se caracteriza por obesidade. A cirurgia bariátrica se tornou um relevante mecanismo para tratamento de pacientes obesos, sendo uma alternativa que possibilita a perda de peso de pessoas com IMC superior a 35 kg/m2, sendo considerada a melhor opção para pacientes com alto risco de morbimortalidade ou que sofrem com complicações devido a obesidade. Para a realização da cirurgia, é necessária uma rigorosa análise da equipe multiprofissional, avaliando o estado fisiológico, nutricional e as condições psicológicas do paciente. A ventilação mecânica não invasiva (VNI) é utilizada como um método alternativo para suporte ventilatório com pressão positiva com o objetivo de reduzir os riscos de complicações respiratórias que o pós-operatório possa apresentar, assim reduzindo o trabalho respiratório e a frequência respiratória, aumentando a capacidade pulmonar, melhorando a troca gasosa e proporcionando conforto ao paciente. O sistema bifásico de pressão positiva nas vias aéreas (BIPAP) combina o suporte de pressão positiva inspiratória (IPAP) com o suporte de pressão expiratória positiva nas vias aéreas (EPAP), contribuindo para a restauração da função pulmonar e na prevenção de atelectasias.

Referências

ADAM, C. T. et al. Protocolos para desmame da ventilação mecânica não invasiva: uma revisão sistemática. Pesquisa em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória, v. 24, n. 4, p. 453-460, 2017.

ALEXANDROPOULOU, A. N. et al. The influence of biphasic positive airway pressure vs. sham biphasic positive airway pressure on pulmonary function in morbidly obese patients after bariatric surgery. Anaesthesiol Intensive Ther, v. 51, n. 2: p. 88-95, 2019.

CAVALCANTI et al.. Ventilação não invasiva preventiva com dois níveis pressóricos no pós-operatório de cirurgia bariátrica em Y-de-Roux: ensaio randomizado. ABCD Arquivos Brasileiros De Cirurgia Digestiva, v. 31, n. 1, 2018.

CUIXART, G. et al. Endosleeve-gastroplastia endoscopia (método apollo): resultados retrospectivos de nuestra unidad de obesidade a 2 años, Revista de la Sociedad Española de Cirurgia de Obesidad y Metabólica y de la Sociedad Española para el Estudio de la Obesidad, v. 11, n. 1.8, p. 2868-2871, 2021.

FERREIRA, A. P. S.; SZWARCWALD, C. L.; DAMACENA, G. N.. Prevalência e fatores associados da obesidade na população brasileira: estudo com dados aferidos da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 22, 2019.

MELO, A. P. S; CARNAÚBA, S. M. F.. Pneumonia viral: principais sintomas, fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e prevenção. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 68673-68679, julho, 2021.

PAZZIANOTTO-FORTI, E. M. et al. Bilevel positive airway pressure in two moments after bariatric surgery, Revista da Associação Médica Brasileira, v. 65, n. 9, p. 1161-1167, 2019.

REIS, G. A.; MADALENA, T. S.. A correlação da terapia cognitiva comportamental (tcc) e a cirurgia bariátrica, CADERNOS DE PSICOLOGIA, Juiz de Fora, v. 3, n. 6, p. 26-42, jul./dez. 2021.

ROCHA et al. Pressão positiva nas vias aéreas versus exercícios com cargas inspiratória na função pulmonar e na função muscular respiratória no pos operatório de cirurgia bariátrica. ABCD Arquivos Brasileiros De Cirurgia Digestiva, São Paulo, v. 31, n. 32, 2018.

STEFAN, M. S. et al. Resultados Associados à Ventilação Não Invasiva Pós-Operatória Precoce em Pacientes cirúrgicos bariátricos com apneia do sono. Jornal de Medicina Clínica do Sono, v. 12, n. 11, 2016.

VIEIRA, E.; ISER, B. P. M.. Complicações decorrentes de cirurgia bariátrica em pacientes atendidos em um hospital no sul de Santa Catarina. Arquivos Catarinenses de Medicina, v. 47, n. 3, p. 74-84, julho/setembro, 2018.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

GEX_CIPEEX