MARKETING DE RELACIONAMENTOS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
marketing de relacionamentos, clientes, conquistas, fidelizaçãoResumo
Dadas as contínuas e aceleradas mudanças visualizadas no campo dos negócios, especialmente em meio à Pandemia da Covid-19, as Micro e Pequenas empresas se viram obrigadas a implementar novas estratégias para enfrentar as barreiras de mercado, conquistando e fidelizando seu público. O marketing de relacionamentos contribui para otimizar o vínculo com o cliente destas empresas, agregando valor estratégico aos processos decisórios de gestão. Nesse contexto busca-se analisar como o marketing de relacionamentos pode ser empregado nas micro e pequenas empresas brasileiras. Especificamente, buscou-se conceituar e definir o marketing, compreender como o marketing de relacionamento auxilia no enfrentamento das mudanças mercadológicas da atualidade e destacar a importância do relacionamento para atrair, conquistar e fidelizar clientes. Foi desenvolvida uma pesquisa do tipo bibliográfica, assim apresentando uma revisão de literatura. Foram analisados dados de 26 publicações de livros físicos e artigos científicos extraídos da base eletrônica do Google Acadêmico e da Scielo. Os resultados encontrados demonstraram que o marketing de relacionamentos tem sido considerado como uma ferramenta estratégica de gestão, que tende a viabilizar os processos decisórios nas Micro e Pequenas empresas atuantes no Brasil. Nesse aspecto concluísse que o marketing de relacionamentos favorece à construção e fortalecimento dos laços firmados com o cliente, permitindo maior atratividade para sua conquista e fidelização, ajudando a manter um bom posicionamento de mercado e contribuindo para o desenvolvimento e crescimento de Micro e Pequenas empresas.