AGROTÓXICOS: A VIOLAÇÃO DO DIREITO HUMANO A UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA
Palavras-chave:
segurança alimentar , agrotóxico, meio ambienteResumo
Na perspectiva da efetivação do direito humano à alimentação adequada, o impacto ambiental do uso inadequado de agrotóxicos na produção agrícola brasileira é objeto deste trabalho. Investigou até que ponto a degradação ambiental associada ao uso de pesticidas tem comprometido a realização dos direitos humanos à alimentação. Tendo em vista a elevada proporção de resíduos de agrotóxicos nos alimentos produzidos no Brasil, pode-se afirmar que o uso excessivo ou indevido de agrotóxicos prejudicará a realização desse direito básico e fará com que o consumidor ingira misturas químicas nocivas, que podem causar danos à saúde humana, massivo de recursos naturais, o cultivo de sementes geneticamente modificadas, a prevalência de uma única cultura e o uso generalizado de fertilizantes químicos e pesticidas. Além disso, os agricultores familiares tendem a se engajar em atividades produtivas mais responsáveis em termos de recursos naturais e usar menos agrotóxicos. Os incentivos governamentais à agricultura familiar e às práticas de eco agricultura são essenciais e, além de estimular a justiça social, esses incentivos devem servir como alternativas viáveis à produção de alimentos que garantam a segurança alimentar e nutricional. Para o desenvolvimento do presente trabalho foi utilizada a pesquisa quantitativa á partir de artigos científicos e revistas jurídicas, para desenvolver de forma informativa os perigos e consequências dos agrotóxicos para a segurança alimentar.
Referências
ABRANDH, Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos. O Direito Humano à Alimentação Adequada e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília, 2013.
BARBOSA, L.C.A. Os pesticidas, o homem e o meio ambiente. Minas Gerais: Ed. UFV, 2004.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.
ERHARDT, Caroline. O Direito Humano à Alimentação Adequada como Direito Fundamental. I Jornada de Estudos e Pesquisa em Bioética. Curitiba. jul./ago. 2014.
JARDIM ,Isabel Cristina Sales Fontes, ANDRADE, Juliano de Almeida, QUEIROZ, Sonia Claudia do Nascimento. Resíduos de agrotóxicos em alimentos: uma preocupação ambiental global – um enfoque às maçãs. Química Nova, Vol. 32, nº. 4, 996-1012, 2009.
MANIGLIA, Elisabete. As interfaces do direito agrário e dos direitos humanos e a segurança alimentar [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
NOGUEIRA ,Vânia Márcia Damasceno, Uma síntese histórico jurídica da segurança alimentar e nutricional e do impacto ambiental dos agrotóxicos. R. Defensoria Públ. União Brasília, DF n.12 p. 1-480 2019.
OLIVEIRA, Melissa Barbieri, SERVEGNINI, Angélica Padilha. A inclusão do direito à alimentação no rol do art.6º da Constituição Federal e a questão da eficácia dos direitos sociais. Faz ciência, v.12, nº16, p.179-198, 2010.
SIQUEIRA, Renata Lopes de et al. Análise da incorporação da perspectiva do direito humano à alimentação adequada no desenho institucional do programa nacional de alimentação escolar. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2014, v. 19, n. 01 p.301-310.
TEIXEIRA, T. M. (2017). Saúde e direito à informação: o problema dos agrotóxicos nos alimentos. Revista De Direito Sanitário, 17(3), 134-159.