PESSOA JURÍDICA E A RESPONSABILIDADE PENAL AMBIENTAL

Autores

  • Bruna Araújo Guimarães Faculdade Evangélica Senador Canedo - FESCAN
  • Karoliny Soares Silva Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

pessoa jurídica, responsabilidade penal, meio ambiente

Resumo

A responsabilidade penal da Pessoa Jurídica tem sua tratativa na Lei de Crimes Ambientais n° 9.605/98, mas a Constituição Federal já traz em seu texto que a todos tem direito e são responsáveis pela proteção do meio ambiente, inclusive as Pessoas Jurídicas. O principal objetivo do trabalho é demonstrar como se deu a criação da Lei 9.605/98, como ela é aplicada, e como as Pessoas Jurídicas são responsabilizadas quando cometem crimes ambientais, assim como verificar os meios de penas cabíveis a essas pessoas, e como é o andamento processual e suas devidas competências, além de demonstrar na prática como é feito essas condenações, como as penas são cumpridas e o como a Lei 9.605/98 tem sido aplicada nesses casos. Visando a consciência da população e em especial das Pessoas Jurídicas para proteger e utilizar de fontes que não prejudiquem o meio ambiente, mantendo-o ecologicamente equilibrado e preservado.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.

FERREIRA, Marco. Impactos econômico-financeiros, poluição e danos ambientais. 2016. Disponível em: <http://cadernosdeseguro.ens.edu.br/pdf/cad-seg-190--artigo-marco-ferreira.pdf>. Acesso em: 28/10/2020.

FIORILLO, Celso Antônio Pacheco; CONTE, Christiany Pegorari. Crimes ambientais. São Paulo: Ed. Saraiva, 2012.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. MPF e MPGO ajuízam ação para suspender captação de água e irrigação irregular ás margens do Rio Araguaia. 2017. Disponível em: < http://www.mpf.mp.br/go/sala-de-imprensa/noticias-go/mpf-e-mp-go-ajuizam-acao-para-suspender-captacao-de-agua-e-irrigacao-irregular-as-margens-do-rio-araguaia>. Acesso em: 01/12/2020.

OLIVEIRA, Uilemberguem Alves. Pessoa jurídica na lei ambiental-efetividade e (in) eficácia da lei penal face ao bem jurídico tutelado. 2019. Disponível em: < https://jus.com.br/artigos/26140/pessoa-juridica-na-lei-ambiental-efetividade-e-in-eficacia-da-lei-penal-face-ao-bem-juridico-tutelado>. Acesso em: 29/05/2020.

SANTOLINI, Ricardo Benevenuti. Comentários a Parte Geral da Lei de crimes ambientais. 2011. Disponível em: <https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/25535/comentarios-a-parte-geral-da-lei-de-crimes-ambientais> . Acesso em: 15/09/2020.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Desastre ambiental em Brumadinho. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/desastre-ambiental-brumadinho.htm>. Acesso em 29/10/2020.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Acidente em Mariana (MG) e seus impactos ambientais. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/acidente-mariana-mg-seus-impactos-ambientais.htm>. Acesso em: 30/10/2020.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

ExEx_CIPEEX