APLICAÇÃO DO FITOMEDICAMENTO ZICLAGUE® EM CRIANÇA COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO PROGRESSIVA
Palavras-chave:
Fisioterapia, Ziclague, Encefalopatia Crônica não Progressiva, Força muscular, HipertoniaResumo
Introdução: A aplicação do Ziclague®, proporciona a diminuição do tônus muscular e o ganho da força dos mesmos. Objetivo: Apresentar relato de caso sobre a aplicação do fitomedicamento Ziclague® em uma criança com Encefalopatia Crônica Não Progressiva. Métodos: O tratamento consistiu da aplicação do fitomedicamento 15 minutos antes do início de 10 sessões de fisioterapia motora. A aplicação foi de forma tópica os músculos espásticos, antes de iniciar a cinesioterapia. A paciente passou por avalição fisioterapêutica antes e depois de ser submetida ao tratamento fisioterapêutico associado ao uso do Ziclague®. Resultados: Na avaliação dos aspectos motores como tônus muscular, FM, os resultados positivos foram expressivos.
Referências
• Brianeze ACG, Cunha AB, Peviani SM, Miranda VCR, Tognetti VBL, Rocha NACF, et al. Efeito de um programa de fisioterapia funcional em crianças com paralisia cerebral associado a orientações aos cuidadores: estudo preliminar. Fisioterapia e pesquisa. 2009;16:40–5.
• Teixeira LF, Olney SJ, Brouwer B. Mecanismos e medidas de espasticidade. Fisioterapia e Pesquisa. 1998;5(1):4–19.
• De Oliveira AL. Uso do ziclague no tratamento da espasticidade [undergraduate thesis]. Goiânia: Instituito de Ciências da Saúde da Universidade Paulista; 2018.
• Cerqueira FL. Efeitos da cinesioterapia associada ao bioproduto à base do óleo essencial da Alpiniazerumbet sobre o colágeno dos tecidos musculares espásticos de ratos pós-lesão medular. 2020.
• Freitas MM. Efeitos do fitofármaco Ziclague® sobre a espasticidade decorrente de traumatismo raquimedular experimentalmente induzida [dissertation]. Aracajú: Universidade Tiradentes; 2016.