FLOW E SATISFAÇÃO COM A VIDA À LUZ DA PSICOLOGIA POSITIVA EM UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Maria Victória Amorim Fonseca Universidade Evangélica de Goiás
  • Amanda Letícia Amaral Souto Universidade Evangélica de Goiás
  • Edmilson Flávio dos Santos Filho Universidade Evangélica de Goiás
  • Pedro Augusto Lima Monteiro Universidade Evangélica de Goiás
  • Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria Universidade Evangélica de Goiás

Palavras-chave:

flow, satisfação, psicologia

Resumo

Diferentemente daquela psicologia tradicional patologizante e reducionista centrada nas emoções negativas e transtornos mentais, a Psicologia Positiva (PP) surgiu para propor um novo paradigma e revolucionar tudo aquilo que já se conhecia sobre psicoterapia e potencialidades humanas. Ela se deu entre 1997 e 1998, nos Estados Unidos, através da iniciativa de Martin Seligman, psicólogo e ex-Presidente da Associação Americana de Psicologia (APA), Mihaly Csikszentmihalyi, Ed Diener e outros pesquisadores (SCORSOLINI-COMIN, 2012). Seligman e Csikszentmihalyi (2000) explicam que desde a Segunda Guerra Mundial o foco da psicologia era ser curativista, o que desviava a atenção dos aspectos positivos que também são parte do indivíduo. Tornando, assim, a visão da psicologia incompleta (PACICO; ROAT BASTIANELLO, [s.d.]). Por isso, o objetivo da PP resultou em atender as forças e não as fraquezas. Ao invés de curar, prevenir o adoecimento e promover o florescimento. (NUNES, 2008).

Um estudo realizado sobre o bem-estar subjetivo (BES), identificou um aspecto afetivo - que se refere aos afetos agradáveis e desagradáveis - e um aspecto cognitivo, relacionado à satisfação com a vida (PAVOT; DIENER, 2009). Pavot e Diener (1993) definiram a satisfação com a vida como um processo de autoavaliação cognitiva consciente sobre a qualidade de vida em diversos aspectos, no qual, o julgamento se fundamenta num conjunto de critérios do próprio sujeito (BEDIN, LÍVIA MARIA; SARRIERA, 2014). Uma das formas de chegar a essa satisfação com a vida é através do Flow, construto criado e fundamentado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, fundador do Centro de Pesquisa em Qualidade de Vida da Escola e também, pesquisador da felicidade e da criatividade. Logo, Flow ou fluidez, se trata de uma emoção positiva que se dá no tempo presente através da experiência do fluxo, é uma corrente que nos carrega sem esforço. É um estado subjetivo de envolvimento intenso da atividade, levando à uma espécie de perda da consciência do self e se voltando completamente à execução da tarefa, seja ela qual for; trabalho, esporte, arte ou lazer. 

O presente trabalho visa fazer um levantamento dos níveis da experiência de flow e satisfação com a vida que os estudantes conseguem alcançar. Espera-se que os níveis estejam altos, tendo em vista que a maioria dos universitários estão fazendo um curso em sua área de identificação, de maiores aptidões e habilidades. Logo, os alunos se sentem desafiados na medida necessária para atingir o estado de fluidez. Com base nos estudos existentes previamente revisados, justifica-se a intenção do estudo devido à falta de pesquisa sobre o tema, no contexto universitário e possíveis ganhos para a sociedade, bem como para a PP. Desta forma, a finalidade dessa pesquisa, é coletar dados sobre o Flow e Satisfação com a vida em jovens e adultos estudantes universitários residentes em Anápolis-GO e Goiânia-GO.

Biografia do Autor

Amanda Letícia Amaral Souto, Universidade Evangélica de Goiás

Discente na Universidade Evangélica de Goiás

Edmilson Flávio dos Santos Filho, Universidade Evangélica de Goiás

Discente na Universidade Evangélica de Goiás

Pedro Augusto Lima Monteiro, Universidade Evangélica de Goiás

Psicólogo e egresso da Universidade Evangélica de Goiás

Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria, Universidade Evangélica de Goiás

Psicóloga, doutora e docente na Universidade Evangélica de Goiás

Referências

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Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

ICEX_CIPEEX