DESENVOLVIMETO DA LINGUAGEM E RACIOCÍNIO LÓGICO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DE OFICINA NO EDUKA + ANGOLA

Autores

  • Ester Oliveira UniEvangélica
  • Maria Clemência Pinheiro de Lima Ferreira Universidade Evangélica de Goiás, UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação, Experiência, Inclusão

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de participação no projeto extensionista Eduka + Angola da Universidade Evangélica de Goiás – UniEvangélica, promovido pelo UniMissões e coordenado pelo curso de Pedagogia, envolvendo acadêmicos de vários outros cursos em uma experiência transcultural. Em janeiro de 2020 realizou-se a terceira edição do Seminário de Educação no Centro Infantil Chamuanga, localizada na cidade do Cuito, província do Bié – Angola. O tema desta edição foi: “Educar para incluir, incluir para educar: Possibilidades e Desafios”, quando, além de palestras, foram realizadas 5 oficinas ministradas pelos acadêmicos participantes do projeto, destinadas a professores da educação primária.
Este relato se refere à Oficina “Metodologias para o desenvolvimento da linguagem e do raciocínio lógico junto a crianças com dificuldade de aprendizagem”, a qual teve por principal objetivo facilitar a compreensão dos problemas de aprendizagem e orientar na intervenção, considerando o sujeito em todas as dimensões, destacando a discalculia, dislexia, dislalia e disgrafia. Para cada dificuldade de aprendizagem apresentada houve sua conceituação, identificação/sintomas, explanação a respeito da postura do professor perante aos desafios com propostas de intervenção, pautadas por metodologias ativas e lúdicas, visando a criança/adolescente como centro do processo de ensino-aprendizagem.

 

Referências

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Lisboa, Portugal: Edições 70 Ltda., 2013. Tradução: Nuno Garcia Lopes.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por que? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

OMISTE, A. Saavedra; LÓPEZ, Maria Del C.; RAMIREZ, J. Formação de grupos populares: uma proposta educativa. In CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana (Org.). Educar em direitos humanos: construir democracia. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

SANTOS, Euzila Pereira dos. Dificuldades de aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental. Goiás, 2015. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/12111/1/2015_EuzilaPereiradosSantos.pdf>. Acesso em: 01 set. 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

ExEx_CIPEEX