POR QUE E COMO OS PACIENTES MUDAM: RESPOSTAS DE PSICÓLOGAS(OS) DE BASE PSICANALÍTICA SOBRE MUDANÇA PSICOLÓGICA EM TERAPIA

Autores

  • Artur Vandré Pitanga Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Josué Mello dos Santos Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

pacientes, psicanálise, teoria fundamentada nos dados

Resumo

Atualmente é uma das abordagens mais conhecidas no mundo. A Psicanálise pode ser vista como um caminho de autoconhecimento e compreensão em relação à natureza humana e uma busca profunda de entendimento sobre o inconsciente. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória, apoiada em uma abordagem contextualista, de acordo com o método indutivo. Tem como base a Grounded Theory (Teoria Fundamentada nos Dados). Os resultados informam um consenso entre os psicoterapeutas de que o sofrimento humano tão somente pode ser trabalhado a partir da fala – tanto do terapeuta, quanto do paciente.O presente estudo teve como ponto de partida a análise qualitativa das entrevistas as quais o pesquisador delimitou conceitos sensibilizadores de acordo com trechos convergentes no que tange às habilidades do terapeuta em perceber mudanças no paciente. As categorias demarcadas dos conceitos sensibilizadores foram: a) Terapeuta como contexto para mudança; b) Mudança na narrativa; c) Alteração do significado do sintoma; d) Narrativa como indicativo de sofrimento; e) Feedback do paciente; f) Terapeuta descreve o processo terapêutico psicanalítico.

Referências

HENWOOD, K; PIDGEON, N. A teoria fundamentada. In G. M. BREAKWELL, C FIFE-SCHAW, J. A. HAMOMOND, S; SMITH, J. A. (Coords.). Métodos de Pesquisa em Psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 340-361.

ZIMERMAN, D. E. Manual de técnica psicanalítica: uma re-visão. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

ICEX_CIPEEX