SENTIMENTOS DE CULPA DE TERAPEUTAS NA TERAPIA COMPORTAMENTAL
Palavras-chave:
avaliação, mudança terapêutica, terapia cognitivo comportamentalResumo
O modelo de terapia cognitivo-comportamental propõe que pensamentos disfuncionais são comuns a todos os tipos de transtornos psicológicos. Quando o paciente aprende a avaliar seu pensamento, eles experimentam um decréscimo na emoção negativa e nos comportamentos mal adaptativos. Pensamentos disfuncionais levam ao sofrimento, de acordo com a perspeciva cognitivista. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória, apoiada em uma abordagem contextualista, de acordo com o método indutivo. Tem como base de análise e interpretação de dados a teoria fundamentada nos dados. Foram analisadas, de acordo com a teoria fundamentada nos dados 11 entrevistas, procurou-se por padrões semelhantes nos dados coletados, com o objetivo de encontrar códigos que reforcem uma semelhança no que tange à como os terapeutas da TCC observam mudanças em seus pacientes. A partir do processo de codificação dos dados, foram formadas cinco categorias referente à como os terapeutas observam mudanças em seus pacientes, sendo estes os seguintes; a) Avaliação do humor, b) Auto-observação, c) Feedback do paciente, d) Avaliação dos Pensamentos, e) Terapia Estruturada, como já descritos acima. A avaliação da mudança psicológica do paciente, se configura em poucas palavras, no processo responsável por direcioná-lo no decorrer da terapia, à aprendizagem e ao uso das técnicas ensinadas pelo terapeuta.
Referências
HENWOOD, K; PIDGEON, N. A teoria fundamentada. In G. M. BREAKWELL, C FIFE-SCHAW, J. A. HAMOMOND, S; SMITH, J. A. (Coords.). Métodos de Pesquisa em Psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 340-361.
BECK, J. S. Terapia Cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 1997.