ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE IMUNIZAÇÃO UTILIZADAS CONTRA AS HEPATITES VIRAIS NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS, GOIÁS, ENTRE O PERÍODO DE 2010 A 2020
Palavras-chave:
hepatites virais, estudos e avaliações, programas de saúde, indicadores de qualidade, taxa vacinalResumo
As hepatites virais A e B são patologias passíveis de prevenção através do processo imunizante da vacinação que ocorre precocemente durante a infância. A aplicação da vacina diminui o risco de transmissão e o número de portadores crônicos da doença. Para que se tenha uma cobertura vacinal adequada da população é primordial que se apliquem estratégias de imunização eficientes. Dessa forma, para confirmação da eficiência das estratégias do Programa Nacional de Imunizações (PNI), torna-se necessário avaliar o número de vacinados. Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo com o objetivo de apontar, analisar e discutir os dados compilados em relação ao processo de execução do Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais no âmbito do município de Anápolis nos anos de 2010 a 2020, utilizando dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Esse estudo tem como objetivo avaliar as estratégias de imunização da hepatite B e A desenvolvidos no âmbito municipal de Anápolis na última década. Observou-se com o presente estudo que o município de Anápolis possuí uma predominância de infecção pelo vírus da hepatite B, o que evidencia a necessidade da implementação de ações intervencionistas no âmbito da prevenção e vigilância em saúde, pois a taxa de abandono vacinal vem aumentando lenta e gradativamente.
Referências
BUENO, M. M. Avaliação da Cobertura da Vacina Contra Hepatite B na População Menor de 20 anos nos Municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, RS, no Ano de 2007. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Pelotas; Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, 2009.
DATASUS. datasus.saude.gov.br/informacoes-de-saude-tabnet/. Disponível em: < https://datasus.saude.gov.br/>. Acesso em jul. 2022.
KRETZSCHMAR, M. et al. Model based analysis of hepatitis B vaccination strategies in the Netherlands. Vaccine, v. 27, n. 8, p. 1254–1260, 2009.
SHARP, A. et al. Vaccination strategies for control of community outbreaks of hepatitis A: A comparison of two outbreaks in England. Vaccine, v. 37, n. 11, p. 1521–1527, 2019.
YOSHIOKA, N. et al. Durability of immunity by hepatitis B vaccine in Japanese health care workers depends on primary response titers and durations. PLoS ONE, v. 12, n. 11, p. 1–10, 2017.
ZIMMERMANN, R. et al. Hepatitis A outbreak among MSM in Berlin due to low vaccination coverage: Epidemiology, management, and successful interventions. International Journal of Infectious Diseases, v. 103, p. 146–153, 2021.