A INFLUÊNCIA DA HUMANIZAÇÃO DO DOCENTE NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE E NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Palavras-chave:
humanização da assistência, escolas de medicina, docentes de medicinaResumo
A medicina moderna evoluiu e convergiu para um ponto tecnicista em que se faz necessária reavaliação do ser e agir médico. A discussão sobre o processo de humanização da prática médica tem estado presente há vários anos em consequência de críticas ao que diz respeito à eficácia do modelo biomédico (FERTONANI et al. 2015). Estas contestações possibilitaram a iniciativa para reforma do sistema de saúde em inúmeros países com mudanças na matriz curricular acadêmica, desenvolvimento de políticas e diretrizes de humanização visando uma melhora no atendimento e formação de profissionais (MORAES; COSTA, 2016). Humanizar, por definição, seria tornar-se humano, mas ao contextualizar para a dinâmica da saúde entende-se como a valorização de todos os envolvidos no processo de garantir saúde (BINZ, MENEZES FILHO, SAUPE, 2010). A revitalização no Sistema de Saúde tornou essencial que houvesse modificações nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Curso de Medicina (PEREIRA; STADLER; UCHIMURA, 2018). O docente se encontra no centro da reorientação do ensino médico por possibilitar a transformação por meio da ampliação de perspectivas e ser uma referência para aqueles aos quais leciona (FERREIRA; SOUZA, 2016).
Referências
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