O USO DIDÁTICO DA IMPRESSÃO 3D PARA ENSINO DE ESTRUTURAS ANATÔMICAS
Palavras-chave:
impressora 3D, anatomia, bioimpressão, educação médicaResumo
A área da saúde é caracterizada pela sua produção de conhecimento científico, assim, regularmente surgem novas pesquisas cujos resultados motivam novos estudos e se incorporam ferramentas cada vez mais sofisticadas, com os quais o profissional precisa se adaptar (Albuquerque; Souza; Baessa, 2018). Uma dessas ferramentas é a Modelagem Tridimensional (3D). Essa tecnologia consiste em criar um objeto nas três dimensões (altura, profundidade e largura) por meio de um software de computador. Associada a exames de imagem, como Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, é possível reproduzir estruturas anatômicas similares às originais (Hoy, 2013), que são úteis não somente na atuação clínica e cirúrgica, mas, também, no ensino de anatomia humana. A disciplina de anatomia está presente em todos os currículos de formação superior e técnica na área da saúde, visto que a compreensão da morfologia do organismo tem fundamental importância para o entendimento de seu funcionamento. No entanto, observa-se que as práticas recorrentes de ensino se limitaram a dissecação de cadáveres ou a estudo em modelos anatômicos sintéticos que são caros. Dessa forma, entende-se que o futuro para essa disciplina é desenvolver novas tecnologias que auxiliem a compreensão das estruturas e morfologias da variabilidade anatômica viabilizando o uso das imagens geradas nos exames digitais, de forma que o aluno possa imprimir e manipular o modelo para melhor compreender as diferenças entre cada peça (Balestrini; Campo-Celaya, 2016; Wu et al., 2018).
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