AVALIAÇÃO DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPO DE PANDEMIA E SUAS REPERCUSSÕES NA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO
Palavras-chave:
tecnologia, idosos, saúde, qualidade de vidaResumo
O século XXI transformou-se na “era digital” e passou a se caracterizar pelo desenvolvimento tecnológico e pela disparidade informacional, em que o conhecimento é visto como um produto do mercado globalizado (CASTELLS; CARDOSO, 2005).
É certo que a relação entre tecnologia e informação estabelece um parâmetro que limita a aquisição de conhecimento pelos excluídos digitais. Com isso, é importante fornecer à população idosa o acesso aos meios tecnológicos, uma vez que é necessária a inclusão digital dessas pessoas de maneira ampla e abrangente (STOBÄUS; MOSQUEIRA, 2012).
A experiência de promoção de projetos para inclusão da tecnologia no dia a dia dos idosos têm sido um trabalho complexo, devido ao fato dessa população ser bastante heterogênea em aspectos sociais, culturais e econômicos, à falta de experiências prévias e por desacreditarem na capacidade de se aprender algo novo (CZAJA; SHARIT, 2012).
No cenário de pandemia da COVID-19 que se instituiu a partir do ano de 2020, notou-se a necessidade de proteger a população idosa por representar o grupo com maior taxa de mortalidade da doença, diante disso, estratégias de distanciamento social foram recomendadas, principalmente à esse grupo etário (BARNASKI et al., 2020). Nesse contexto, o estudo TIC Domicílios 2020 realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.BR) destaca que a população idosa otimizou o uso das tecnologias para a busca de informações em websites do governo sobre a pandemia de COVID-19, entre os anos de 2019-2020, obtendo acréscimo de 15% para 41% nas buscas realizadas pelos idosos.
Dessa forma, esse estudo tem como objetivo avaliar o uso e o impacto das tecnologias digitais nos idosos participantes da UNIAPI (Universidade Aberta à Pessoa Idosa) no contexto da pandemia de COVID-19.
Referências
BARNASKI, M.R.O., et al. O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA PELOS IDOSOS. Anais do Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2020.
CASTELLS, M.; CARDOSO, G. A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. Imprensa Nacional Casa da Moeda: Belém-Portugal, 2005.
CETIC.Br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Pesquisa TIC Domicílios 2020 (Cetic.br, 2021).
CJAZA, S.; SHARIT, J. Designing Training and Instruction Programs for Older Adults Boca Raton: CRC Press, 2012.
STOBÄUS, C. D.; MOSQUERA, J. J. M. Educação Especial: em direção à Educação Inclusiva. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.