ADUBAÇÃO SÓLIDA E LÍQUIDA EM COBERTURA NO DESENVOLVIMENTO MORFOLÓGICO DO MILHO
Palavras-chave:
zea mays l, ureia agrícola, nitrogênio líquidoResumo
O milho é uma cultura que remove grandes quantidades de N e usualmente requer o uso de adubação nitrogenada em cobertura. A ureia é a fonte de N mais usada, porém sua alta mobilidade gera uma perda de cerca de 50%. O trabalho foi conduzido na área experimental da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. objetivou-se avaliar o desenvolvimento morfológico do milho, em função da aplicação de N sólido e líquido foliar em cobertura. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos inteiramente casualizados, contendo quatro tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram assim divididos: T1 – Testemunha – sem adubação de cobertura; T2 – Ureia agrícola; T3 – Ureia + N32; T4 – N32 líquido. A aplicação de ureia associada ao N foliar favoreceu maior altura e diâmetro do colmo. Nas condições edafoclimáticas de realização deste estudo, a aplicação de N foliar não deve ser utilizada como única forma de fornecimento do N a cultura, podendo ser uma maneira eficiente para complementar o que é absorvido pelas raízes.
Referências
COELHO, A.M. Nutrição e adubação do milho. Embrapa. Circular Técnica 19. Sete Lagoas, MG, Dezembro, 2006.
DUARTE, J.O. Milho Importância Socioeconômica. Embrapa. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/cultivos/milho/pre-producao/socioeconomia/importancia-socioeconomica.
FILHO, I.A.P. Cultivo do milho. Embrapa Milho e Sorgo. Disponível em: https://www.spo.cnptia.embrapa.br/conteudo?p_p_id=conteudoportlet_WAR_sistemasdeproducaolf6_1ga1ceportlet&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&p_r_p_-76293187_sistemaProducaoId=7905&p_r_p_-996514994_topicoId=8662.
MARTINS, T. N.; CUNHA, V. S.; BULÇÃO, F. P. Manejo da adubação nitrogenada no milho. 2016.
TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia e Desenvolvimento Vegetal. 6 ed. São Paulo, 2017.