A ETNOBIOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DO COLÉGIO ASSUNÇÃO EM ITAPACI-GO (2020-2023).

Autores

  • Janaina Ricardo Rodrigues Universidade Evangelica de Goiás- UniEvangélica
  • Heliel Gomes de Carvalho UniEvangélica - Universidade Evangélica de Goiás

Palavras-chave:

educação ambiental, etnobiologia, escola, sustentabilidade

Resumo

Essa pesquisa objetiva verificar o conhecimento dos professores de Ciências sobre Etnobiologia nas aulas de Ciências e Biologia do Ensino Médio no Colégio Assunção, em Itapaci-GO, entre 2020 e 2023. Método: a pesquisa de caráter exploratório-descritivo, qualitativo-quantitativo utiliza-se da estatística descritiva para analisar questionário apresentado através do aplicativo de gerenciamento de pesquisa Google Form a ser aplicado aos alunos do ensino médio do referido Colégio, localizado na cidade de Itapaci-GO, funcionando no período matutino e oferecendo Educação básica do 5º ano ao Ensino Médio. O estudo da Etnobiologia como ciência vasta, que contempla vários campos e áreas distintas como por exemplo, a etnobotânica, a etnofarmacologia, entre outros, pode ter diferentes abordagens: utilitária e intelectualista (BERLIN 1992). A importância do estudo se dá por apresentar um pensamento integrado da educação, de forma a colaborar direta e efetivamente na formação de cidadãos críticos e atuantes nas questões relacionadas a educação ambiental e a sustentabilidade. Resultado: Conhecer o objeto de estudo da pesquisa como parte do anseio de ampliar a formação de professores na comunicação do ensino de Ciências e Biologia visando a aprendizagem dos alunos de forma interdisciplinar, no contexto escolar; pretende-se ainda formar cidadãos mais conscientes sobre o meio ambiente em que vivem e para tanto, busca associar os conhecimentos e práticas da etnobiologia e da educação ambiental na escola.

 

Referências

ALBUQUERQUE, U. P. Etnobiologia e biodiversidade. Série: Estudos e debates, Recife: NEPEEA/Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia. 2005.

BERLIN, B. Ethnobiological classification: principles of categorization plants and animals in traditional societies, New Jersey: Princeton University Press, 1992.

BRAGA, João Carlos; et al. A Base Curricular Comum – BNCC: uma discussão sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade. In: Congresso Nacional de Educação, n 7, 2020, Maceió (AL). Anais. Maceió, Alagoas: Centro Cultural de Exposição Ruth Cardoso, 2020.

POSEY D A. 1997. Etnobiologia: teoria e prática. In: Ribeiro D (ed.). Suma Etnológica Brasileira, 1-15. Edição atualizada do Handbook of South American Indians. 3a Edição, v. 1, Petrópolis: Vozes/FINEP.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

_CIPEEX