A ETNOBIOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DO COLÉGIO ASSUNÇÃO EM ITAPACI-GO (2020-2023).
Palavras-chave:
educação ambiental, etnobiologia, escola, sustentabilidadeResumo
Essa pesquisa objetiva verificar o conhecimento dos professores de Ciências sobre Etnobiologia nas aulas de Ciências e Biologia do Ensino Médio no Colégio Assunção, em Itapaci-GO, entre 2020 e 2023. Método: a pesquisa de caráter exploratório-descritivo, qualitativo-quantitativo utiliza-se da estatística descritiva para analisar questionário apresentado através do aplicativo de gerenciamento de pesquisa Google Form a ser aplicado aos alunos do ensino médio do referido Colégio, localizado na cidade de Itapaci-GO, funcionando no período matutino e oferecendo Educação básica do 5º ano ao Ensino Médio. O estudo da Etnobiologia como ciência vasta, que contempla vários campos e áreas distintas como por exemplo, a etnobotânica, a etnofarmacologia, entre outros, pode ter diferentes abordagens: utilitária e intelectualista (BERLIN 1992). A importância do estudo se dá por apresentar um pensamento integrado da educação, de forma a colaborar direta e efetivamente na formação de cidadãos críticos e atuantes nas questões relacionadas a educação ambiental e a sustentabilidade. Resultado: Conhecer o objeto de estudo da pesquisa como parte do anseio de ampliar a formação de professores na comunicação do ensino de Ciências e Biologia visando a aprendizagem dos alunos de forma interdisciplinar, no contexto escolar; pretende-se ainda formar cidadãos mais conscientes sobre o meio ambiente em que vivem e para tanto, busca associar os conhecimentos e práticas da etnobiologia e da educação ambiental na escola.
Referências
ALBUQUERQUE, U. P. Etnobiologia e biodiversidade. Série: Estudos e debates, Recife: NEPEEA/Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia. 2005.
BERLIN, B. Ethnobiological classification: principles of categorization plants and animals in traditional societies, New Jersey: Princeton University Press, 1992.
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