ANÁLISE DE CONFIABILIDADE DO DESEMPENHO DE SPRINT DE 50m DE NATAÇÃO EM ATLETAS FEDERADOS DO BRASIL.
Palavras-chave:
natação, performance, reprodutibilidadeResumo
A natação é um dos esportes mais populares e praticados no mundo, e está incluso no calendário competitivo dos jogos olímpicos. Sabemos que o sucesso na modalidade é determinado principalmente pelo desenvolvimento de três variáveis clássicas: consumo máximo de oxigênio (VO2Máx), percentual de ocorrência do limiar de lactato e a economia de movimento [1]. No entanto, o desenvolvimento de força muscular, potência anaeróbia, bem como a própria capacidade de sustentação anaeróbia tem sido posicionado como um importante preditor do desempenho, que explicaria parte das variações competitivas.
Nesse sentido, a avaliação da potência anaeróbia então, através da análise de sprints de curta duração, se torna um importante recurso para se estabelecer parâmetro de evolução no desempenho, uma vez que ele possa se alterar sem necessariamente alterar o VO2Máx [1]. Portanto, estabelecer as possíveis variações biológicas, ou seja, o erro da medida, se torna relevante no contexto de técnicos e treinadores esportivos [2]. Dessa forma, tem cabimento pensar que o estabelecimento de tal parâmetro facilitaria a inferência sobre resultados evolutivos [3].
Referências
Clemente-Suarez, V.J., J.P. Fuentes-Garcia, R.J. Fernandes, and J.P. Vilas-Boas, Psychological and Physiological Features Associated with Swimming Performance. Int J Environ Res Public Health 2021. 18.
Hopkins, W.G., E.J. Schabort, and J.A. Hawley, Reliability of power in physical performance tests. Sports Med 2001. 31:211-34.
Atkinson, G. and A.M. Nevill, Statistical methods for assessing measurement error (reliability) in variables relevant to sports medicine. Sports Med 1998. 26:217-38.