UM ESTUDO DA OBRA DE CAROLINA MARIA DE JESUS E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Autores

  • Isabella Borges Santana UniEvangélica - Campus Ceres
  • Nabya Carollynne Rodrigues de Melo UniEvangélica - Campus Ceres
  • Aline de Assis Rodrigues do Amaral Muniz UniEvangélica - Campus Ceres

Palavras-chave:

direitos sociais, caroline maria de jesus, constituição federal

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma embricagem sobre as obras de Carolina Maria de Jesus e os artigos de reflexões, análises e direitos sociais, do ponto de vista jurídico social. Devendo também responder a seguinte questão: “Os direitos sociais de Carolina Maria de Jesus foram violados?”. Além de refletir sobre as bases teóricas dos direitos sociais, bem como perceber como são estruturados os direitos sociais na Constituição Federal e entender como funciona a questão dos direitos sociais como direitos fundamentais na obra de Carolina Maria de Jesus.

Referências

BARROSO, Luís Roberto. O direito constitucional e a efetividade de suas normas. Rio: Renovar, 1993.

BOTERO, Andres; MEDINA, Lízia (Org.). Direito e Literatura: estudos jurídicos baseados em obras literárias da segunda metade do século XIX.Curitiba:Juruá, 2013.

CANOTILHO, J.J. Gomes. CORREIA, Marcus Orione Gonçalves. CORREIA, Érica Paula Barcha. Direitos Fundamentais Sociais. Editora Saraiva.

COELHO, Julio. O regime dos direitos fundamentais na Constituição da República Portuguesa: o problema dos direitos econômicos, sociais e culturais (DESC).

COSTA, Judith Martins (Org.). Narração e normatividade: ensaios de direito e literatura. Rio de Janeiro: GZ Editora, 2012.

GODOY,Arnaldo Sampaio de Morais. Direito e literatura: anatomia de um desencanto – desilusão jurídica em Monteiro Lobato.Curitiba:Juruá, 2002. ______. Direito,literaturae cinema: inventário de possibilidades. São Paulo: Quartier Latin, 2011.

JUNQUEIRA, Eliane Botelho. Literatura e direito: uma outra leitura do mundo das leis. Rio de Janeiro: Letra Capital, 1998.

KAYSER,Wolfgang. Análise e interpretação da obra literária: introdução à ciência da literatura. Coimbra: ArménioAmado, 1967. 2v.

MELLO, Celso de (Ministro). ADPF 45-9. Informativo STF. Distrito Federal. N. 345.2004.

MONTEIRO, Roberta Corrêa de Araujo. Direitos Fundamentais Sociais: o desafio da Efetividade e a Instrumentalidade da ADPF. Curitiba: Juruá, 2013.

ROSS, Alf. Lógica de las normas. Madrid: Tecnos, 1971.

SANSONE,Arianna. Diritto e letteratura.Milano:Giuffrè, 2001. SCHÖNGEN, Clarice Beatriz da Costa;

PANDOLFO, Alexandre Costi (Org.). Encontros entre direito e literatura: ética, estética e política.

PortoAlegre: EDIPUCRS, 2010.

SARLET, Ingo Wolfgang. Os Direitos Sociais como Direitos Fundamentais: contributo para um balanço aos vinte anos da Constituição Federal de 1988.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 19ª edição. São Paulo: Malheiros Editores, 2000.

TRINDADE, André Karam; GUBERT, Roberta Magalhães; NETO, Alfredo Copetti (Orgs.). Direito & literatura: discurso, imaginário e normatividade. PortoAlegre:Núria Fabris, 2010. TRINDADE, André Karam; STRECK, Lenio (Orgs.). Os modelos de juiz: ensaios de direito e literatura. São Paulo:Atlas, 2015.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

GEX_CIPEEX