EDUCAÇÃO 4.0 E SEUS REFLEXOS NO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
Palavras-chave:
estratégia pedagógicas , direito , educação , educação 4.0, metodologiasResumo
Este estudo tem como objetivo refletir, a partir de uma revisão bibliográfica, sobre as estratégias pedagógicas que podem ser desenvolvidas no Curso de Bacharelado em Direito, tendo como pressuposto o fato de estarmos inseridos historicamente na 4ª Revolução Industrial e no contexto da Educação 4.0. Metodologicamente, atentos ao teor da Resolução n.º 5, de 17 de dezembro de 2018, e da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que discorrem sobre a importância de um ensino e de uma aprendizagem baseados em competências e habilidades, da Portaria-MEC n.º 2.177/2019, que autoriza a oferta de aulas remotas nos cursos presenciais, bem como aos estudos de Tajra (2021), Lapa (2019), Zabala e Arnau (2010), Bacich e Moran (2018), a proposta é defender a pedagogia clínica e de projetos, consoante previsto no artigo 7º da Resolução-MEC n.º 5/2018, entendendo o acadêmico como protagonista da própria aprendizagem e do processo de formação pessoal para o mercado de trabalho. Os resultados do estudo ainda são bastante incipientes, mas já permitem considerar a necessidade de se promover ações que permitam aos acadêmicos estruturar os seus projetos de vida, tornando-se pessoas proativas e capacitadas a conduzirem seus próprios sonhos. Conclui-se que são necessárias estratégias metodológicas que permitam ao acadêmico a centralidade da própria aprendizagem, usando ou não as novas tecnologias da informação e da comunicação.
Referências
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