OS DESAFIOS DO ENSINO PRÁTICO FRENTE AOS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE

Autores

  • Lismary Barbosa de Oliveira e Silva
  • Marcela de Andrade Silvestre
  • Angelica Lima Brandão Simàµes
  • Najla Maria Carvalho Souza
  • Tatiana Caexeta Ferreira

Palavras-chave:

Enfermagem, Segurança do Paciente, Ensino Superior

Resumo

O PROFESSOR ENFERMEIRO ESTÁ INTIMAMENTE LIGADO � SUPERVIS�O E ORIENTAÇÃO NA PRESTA��O DE SERVI�O DE QUALIDADE E DEVE CONSIDERAR A SEGURANÇA DO PACIENTE IMPORTANTE NO ENSINO PR�TICO, SENDO MEDIADOR ENTRE O CONHECIMENTO E O ALUNO, OFERECENDO POSSIBILIDADES DE VIS�ES PARA QUE O ALUNO POSSA EXERCER PR�TICAS SEGURAS NO FUTURO. OBJETIVO: RELATAR EXPERI�NCIA DE DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DE ENSINAR EM PR�TICAS SUPERVISIONADAS FRENTE AOS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM INSTITUIÇÕES HOSPITALARES QUE POSSUAM OU NÃO PROTOCOLOS IMPLEMENTADOS DE PR�TICAS SEGURAS. METODOLOGIA: ESTUDO DESCRITIVO DO TIPO RELATO DE EXPERI�NCIA DE PR�TICAS HOSPITALARES. BASEOU-SE NA EXPERI�NCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM NA CONDU��O DO ENSINO PR�TICO CONSIDERANDO O RECENTE MOVIMENTO SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE. RESULTADOS: OS DESAFIOS PERPASSAM POR TR�S EIXOS: 1) A INSTITUI��O HOSPITALAR: ADAPTA��O EM SITUA��ES E MOMENTOS DISCREPANTES DA IMPLEMENTA��O PR�TICA DOS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA, QUE � PERCEBIDO PELO ALUNADO CIRCULANTE DO ROD�ZIO PR�TICO NAS INSTITUIÇÕES; 2) RELAÇÃO DISCENTE-DOCENTE: INSTIGAR A PERCEP��O DO ALUNO QUANTO � IMPORT�NCIA DA PR�TICA SEGURA, COLABORANDO PARA A CONSTRU��O DO ESPA�O SEGURO; 3) PACIENTE PARTICIPATIVO: ADES�O DOS PACIENTES COMO AGENTE DE CONTROLE DAS A��ES E MEDIDAS DE SEGURANÇA. CONSIDERA��ES FINAIS: O DOCENTE DE PR�TICA HOSPITALAR � MEDIADOR DE MUITAS RELA��ES E, ESTE, DEVE TER HABILIDADE NA CONDU��O DE CONFLITOS E NA ADAPTA��O DE SITUA��ES FAVORECENDO AO ALUNO OPORTUNIDADES PARA O APRENDIZADO. AS DISCREP�NCIAS II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA, ENSINO E EXTENS�O CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA NA IMPLEMENTA��O DAS PR�TICAS SEGURAS DESPERTA O PENSAMENTO CR�TICO DO ALUNO, FOMENTA O APRENDIZADO E TRANSFORMA-O EM UM MULTIPLICADOR.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

(UniEVANGÉLICA Anápolis) - Simpósio Temático