OS DESAFIOS DO ENSINO PRÁTICO FRENTE AOS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Palavras-chave:
Enfermagem, Segurança do Paciente, Ensino SuperiorResumo
O professor enfermeiro está intimamente ligado à supervisão e orientação na prestação de serviço de qualidade e deve considerar a segurança do paciente importante no ensino prático, sendo mediador entre o conhecimento e o aluno, oferecendo possibilidades de visões para que o aluno possa exercer práticas seguras no futuro. Objetivo: Relatar experiência de docentes sobre os desafios de ensinar em práticas supervisionadas frente aos protocolos de segurança do paciente em instituições hospitalares que possuam ou não protocolos implementados de práticas seguras. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência de práticas hospitalares. Baseou-se na experiência de um grupo de professores de ensino superior em Enfermagem na condução do ensino prático considerando o recente movimento sobre a segurança do paciente. Resultados: Os desafios perpassam por três eixos: 1) A instituição hospitalar: adaptação em situações e momentos discrepantes da implementação prática dos protocolos de segurança, que é percebido pelo alunado circulante do rodízio prático nas instituições; 2) Relação discente-docente: instigar a percepção do aluno quanto à importância da prática segura, colaborando para a construção do espaço seguro; 3) Paciente participativo: adesão dos pacientes como agente de controle das ações e medidas de segurança. Considerações Finais: O docente de prática hospitalar é mediador de muitas relações e, este, deve ter habilidade na condução de conflitos e na adaptação de situações favorecendo ao aluno oportunidades para o aprendizado. As discrepâncias II Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA na implementação das práticas seguras desperta o pensamento crítico do aluno, fomenta o aprendizado e transforma-o em um multiplicador.